sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Horário de verão começa domingo e altera rotina de serviços

O horário de verão começa à 0h do próximo domingo, 20, em todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Os moradores dessas três regiões deverão adiantar o relógio em uma hora. A medida segue até 16 de fevereiro de 2014.
Este ano, a Bahia não vai aderir à medida. Desde outubro do ano passado, quando foi publicado o Decreto 7.826, o estado não consta da relação de unidades federativas em que a iniciativa deve ser instituída.
Em setembro, quando anunciou que a Bahia não participaria da mudança, o governador Jaques Wagner afirmou que a decisão era baseada na opinião da maioria da população, que, segundo ele, reagiu contrariamente à adoção da medida.
Embora a Bahia esteja de fora do horário de verão, quem precisa utilizar serviços bancários ou os Correios vai precisar estar atento à hora de Brasília.
A partir da próxima segunda-feira (21), as agências bancárias e lotéricas vão funcionar em horário diferenciado. Em vez de iniciar os serviços às 10h, os bancos vão abrir às 9h e encerrar o expediente às 15h, uma hora mais cedo.
A mudança altera, ainda, o horário de postagem nos Correios. Os clientes que desejarem enviar correspondência para seguir no mesmo dia devem fazê-lo uma hora antes do tempo-limite, que varia de acordo com o local de onde a postagem é feita.
Economia - Na agência dos Correios do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, por exemplo, as encomendas podem ser postadas até as 19h. Já na da Pituba, os clientes podem postar até as 18h.
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, com duração de cinco meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados e períodos de duração. O principal objetivo dessa medida é proporcionar o melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia entre as 18h e as 20h.
Informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico atestam que em 2012/2013 o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico nos estados em que a alteração foi implementada.
Alterações nos horários de serviços:
Bancos - A partir do dia 21, as agências vão funcionar das 9h às 15h, antecipando em uma hora o início e o encerramento dos serviços
Correios - Os horários de postagem de correspondência ou objetos que devem ser enviados no mesmo dia podem ser feitos com uma hora de antecedência antes do limite, que varia em cada agência. Na agência dos Correios do aeroporto, as encomendas podem ser postadas até as 19h. Já na Pituba, os clientes podem postar até as 18h. No Terminal de Carga Aérea de Salvador (Teca), o horário-limite de postagem será alterado de 21h para 20h.
Viagens - Os horários de voos também seguem a hora-padrão de Brasília, portanto, se comprou passagem antecipada, esteja atento a possíveis modificações no embarque e desembarque
Televisão - Como a maioria dos programas de televisão das principais emissoras são gravados no eixo Rio-São Paulo, a programação da televisão também será alterada. As novelas, jornais e demais conteúdos nacionais vão começar uma hora mais cedo. Por isso, a programação local também deve se adequar ao horário e alterar os horários de exibição.


Fonte: atarde.uol.com

PEC que aumenta repasse do FPM em 2%. Senador carioca será o relator

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013, que aumenta em dois pontos porcentuais o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no Senado Federal será o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ). A relatoria foi designada ao parlamentar nesta quinta-feira, 17 de outubro.
A PEC altera a redação do artigo 159 da Constituição Federal para aumentar em 2% o repasse do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que compõem FPM. A medida é uma reivindicação do movimento municipalista brasileiro, apresentada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ao governo federal e ao Congresso Nacional durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano.
De acordo com Ziulkoski, a proposta deve amenizar os efeitos da grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras nos últimos anos. Crise essa causada por diversos motivos, inclusive o subfinanciamento dos programas instituídos pelo governo federal para que os Municípios assumam novas responsabilidades pelo Congresso sem a indicação de fonte para o custeio.
A intenção dos prefeitos é aprovar a matéria ainda este ano. Para isso, além de pressionar os senadores, os integrantes do movimento municipalista também já iniciaram articulações com os deputados para que assinem a PEC.

Fonte: CNM

Crânio de 1,8 milhão de anos pode reescrever história da evolução humana

Análise na Geórgia conclui que espécies de hominídeos tidas como distintas faziam parte de mesma linha evolutiva

Muitos cientistas consideravam a possibilidade de que havia várias espécies humanas vivendo na Terra há dois milhões de anos, no entanto uma nova pesquisa sugere que isso pode não ser verdade.
Cientistas trabalhando na Geórgia acreditam que fósseis humanos encontrados na África e na Eurásia podem ter sido parte da mesma espécie, reduzindo os "galhos" de nossa árvore genealógica.
Em artigo para a revista científica Science, a equipe diz que as espécies Homo habilis , Homo rudolfensis e Homo erectus são todos parte de uma linhagem única que evoluiu para o homem moderno.
Uma equipe analisou o crânio mais completo já achado de um hominídeo. A descoberta foi feita em Dmanisi, na Geórgia.
O crânio possui dentes grandes, um rosto comprido e sugere que o cérebro era menor. Estas características são semelhantes às do Homo habilis . No entanto, outros traços também são exclusivos do Homo erectus .
O fóssil faz parte da coleção Dmanisi, de 1,8 milhão de anos, uma das mais antigas fora do continente africano. Esse grupo de humanos surgiu pouco depois que as espécies de Homo evoluíram dos australophitecus (da famosa "Lucy").
"Agora temos a melhor pista para entender o que o Homo realmente é", disse o pesquisador David Lordkipanidze, do Museu Nacional da Geórgia.
Para Lordkipanidze, as grandes variações verificadas neste crânio não são sinais de espécies diferentes, mas sim de diferenças dentro de uma mesma espécie. "Quando olhamos para essas variações e comparamos com humanos modernos, você pode ver que é uma variação normal", disse o pesquisador à BBC.
O crânio foi descoberto há oito anos e desde então tem sido comparado a fósseis de outras espécies Homo achados na África – de até 2,4 milhões de anos.
Segundo os pesquisadores na Geórgia, a análise revela pontos de coincidência suficientes para classificar os fósseis do Homo africano na mesma categoria dos hominídeos de Dmanisi.
No entanto, outros paleoantropólogos discordam. Fred Spoor, da University College London, acredita que pelo menos três espécies distintas de humanos coexistiram na África.
Para ele, os métodos de análise usados no artigo da Science não são suficientes para concluir que se tratava de uma espécie única. "Eles fazem uma análise muito generalista do formato do crânio", disse Spoor à BBC.
Para Chris Stringer, do Natural History Museum de Londres, o novo trabalho argumenta de forma sólida "que este novo crânio, com sua mandíbula gigante", era parte de uma variação natural da população Dmanisi.
No entanto, ele ainda tem dúvidas sobre a tentativa de enquadrar todas as diferentes características dos fósseis em uma mesma linhagem evolutiva de Homo erectus.

"Apenas o Homo erectus sobreviveu e se tornou bem-sucedido, mas naquele momento a natureza estava experimentando sobre como os humanos evoluem em termos de tamanho crescente do cérebro", disse Stringer à BBC.


Fonte: IG.COM

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PT local comunica rompimento com prefeito de Santo Antônio, Lula Ribeiro



O Partido dos Trabalhadores de Santo Antonio/RN,(PT) anunciou  oficialmente nesta quarta-feira o rompimento da base aliada ao prefeito municipal. A decisão aconteceu em uma reunião interna do partido na ultima sexta-feira (11), que depois de um empate em 5 a 5 a vereadora Goreth Orrico votou pelo rompimento com o seu voto de minerva.

O partido tem duas vagas na câmara de vereadores, esse edis davam apoio ao prefeito Lula Ribeiro ,com essa postura do PT de largar  a gestão, a oposição que tinha cinco vereadores passa agora para sete.


Fonte: blog santoantoniominhacidade


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Gustavo Doré: por muitos, o maior desenhista/ilustrador de todos os tempos

Paul Gustave Doré (Estrasburgo, 6 de janeiro de 1832 — Paris, 23 de janeiro de 1883) foi um pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. Filho de um engenheiro, começou a desenhar já aos treze anos suas primeiras litogravuras* e aos catorze publicou seu primeiro álbum, intitulado “Les travaux d’Hercule”. Aos quinze anos engajou-se como caricaturista do “Journal pour rire”, de Charles Philipon. Neste mesmo ano – 1848 – estreou no Salão com dois desenhos a pena.

Em 1849, com a morte do pai, já reconhecido apesar de contar apenas dezesseis anos. Passa a maior parte do tempo com a mãe. Em 1851 realiza algumas esculturas com temas religiosos e colabora em diversas revistas e com o “Journal pour tous”.
Em 1854 o editor Joseph Bry publica uma edição das obras de Rabelais, contendo uma centena de gravuras feitas por Doré. Entre 1861 a 68 realiza a ilustração de A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Com aproximadamente 25 anos, começou a trabalhar nas ilustrações de O Inferno de Dante. Em 1868, Doré terminou as ilustrações de O Purgatório e de O Paraíso, e publicou uma segunda parte incluindo todas as ilustrações de A Divina Comédia.
Sua paixão eram mesmo as obras literárias. Ilustrou mais de cento e vinte obras, como os Contos jocosos, de Honoré de Balzac (1855); Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes (1863); Fábulas de La Fontaine; O Paraíso Perdido, de Milton; Gargântua e Pantagruel, de Rabelais; O Corvo, de Edgar Allan Poe; a Bíblia; A Balada do Velho Marinheiro, de Samuel Taylor Coleridge; contos de fadas de Charles Perrault, como Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, A Bela Adormecida e Cinderela, entre outras obras–primas. Ilustrou também alguns trabalhos do poeta inglês Lorde Byron, como As Trevas e Manfredo.

Gustave Doré morreu aos 51 anos, pobre, pois todo o dinheiro que havia ganho com o seu trabalho foi utilizado para quitar diversas dívidas, deixando incompletas suas ilustrações para uma edição não divulgada de Shakespeare, entre outros trabalhos.

Veja alguns dos seus magníficos trabalhos
Dom Quixote
Chapeuzinho vermelho



Referências

Wikipédia
Vinteeum.com/ilustrações

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Celular provoca modificaçõe biológicas, informa relatório

A exposição às ondas eletromagnéticas pode provocar modificações biológicas sobre o corpo, mas os dados científicos disponíveis não evidenciam efeitos comprovados sobre a saúde, afirma a Agência Nacional de Saúde (Anses) da França em um relatório divulgado nesta terça-feira (15).
Apesar de provocar modificações biológicas, as ondas eletromagnéticas provenientes do celular não têm efeito sobre a saúde do usuário, segundo estudos já realizados. (Foto: Rick Wilking/Reuters)
A Anses não considera necessário modificar a regulamentação que fixa os níveis limites, mas recomenda evitar a exposição às ondas, em particular os telefones celulares, sobretudo em crianças e usuários intensivos.
O documento foi elaborado por um grupo de 16 especialistas. Eles revisaram mais de 300 estudos científicos publicados em todo o mundo desde 2009, data do relatório anterior da agência sobre o tema.
As dúvidas sobre os efeitos para a saúde das ondas eletromagnéticas se multiplicam à medida que novas tecnologias sem fio entram no mercado, e particularmente com a chegada do 4G.
As novas tecnologias podem, potencialmente, aumentar a exposição da população em geral, com novas antenas ou novos aparelhos (smartphones de última geração, tablets, etc), sintetiza a Anses.
"As conclusões não evidenciaram efeitos comprovados para a saúde, mas demonstram, com níveis de prova limitados, que há diferentes efeitos biológicos", completa a agência.

Fonte: G1.globo.com - 15/10/2013  -  08h07