sábado, 31 de agosto de 2013

Convocaçãp pelo governo do RN de 116 professores e profissionais de educação


O Governo do RN publica neste sábado (31), no Diário Oficial do Estado, a convocação de 116 professores e profissionais de educação, aprovados em concurso público com fundamento no edital de outubro de 2011. Os convocados ocuparão os cargos de professores de artes, biologia e ciências, educação física, filosofia, geografia, história, inglês, espanhol, português, química, sociologia e pedagogia.


A convocação atende ao critério de substituição dos candidatos nomeados anteriormente, que não compareceram ou que solicitaram reclassificação. Os candidatos serão convocados e nomeados de acordo com a ordem de classificação.




Fonte:  http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/governo-do-rn-convoca-116-professores-e-profissionais-de-educacao/16203/




sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pesquisadores descobrem possível causa da perda de memória relacionada à idade

Memória: segundo autores, a proteína RbAp48 está relacionada à perda de memória "comum", que não teria relação com o aparecimento do Alzheimer (Thinkstock)

O estudo fornece ainda evidências de que esse tipo de perda de memória não está relacionado ao Alzheimer

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que a deficiência da proteína RbAp48 em uma região cerebral denominada hipocampo contribui para a perda de memória relacionada à idade – e que esse processo pode ser revertido. O estudo fornece ainda evidências de que esse tipo de perda de memória não está relacionado ao Alzheimer.

Liderado por Eric Richard Kandel, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 2000, por trabalhos relacionados à memória, a pesquisa foi realizada com células cerebrais humanas e com camundongos. Os resultados foram publicados nesta quarta-feira na edição online do periódico Science Translational Medicine.
Inicialmente acreditava-se que a perda de memória relacionada à idade era uma manifestação inicial do Alzheimer, mas evidências mostraram esses são dois processos distintos, ambos relacionados ao hipocampo – uma região do cérebro composta por várias sub-regiões conectadas, fortemente associada à memória e ao aprendizado.
Estudos anteriores mostraram que o Alzheimer afeta a memória agindo no córtex entorrinal (CE), região que contém a maior parte das vias de entrada para o hipocampo. Já a perda de memória relacionada à idade afeta o giro denteado (GD), sub-região que recebe estímulos do CE. "Até agora, porém, ninguém havia conseguido identificar os defeitos moleculares específicos envolvidos na perda de memória por idade em humanos", afirma Scott Small, coautor do estudo.
Pesquisa – No tabalho atual, os pesquisadores procuravam mais evidências da distinção entre a perda de memória "comum" e o Alzheimer. O primeiro passo foi analisar as expressões dos genes no giro denteado em células cerebrais humanas colhidas de oito adultos que não apresentavam doenças cerebrais, após sua morte. A equipe analisou também células do córtex entorrinal, que serviram como controle, uma vez que essa área cerebral não é afetada pelo envelhecimento. Os resultados levaram a 17 genes que poderiam estar relacionados ao envelhecimento do giro denteado. Dentre eles, o que apresentou mudanças mais significativas foi o RbAp4: a expressão desse gene sofreu uma queda acentuada com o avançar da idade.
Para determinar se o RbAp48 estava envolvido com a perda de memória relacionada à idade, os pesquisadores realizaram estudos com camundongos. "A primeira pergunta era se esse gene também tem a expressão reduzida em camundongos idosos", disse Elias Pavlopoulos, integrante da equipe. "E foi isso o que aconteceu – houve uma redução da proteína RbAp48 no giro denteado [dos camundongos]."
Memória flexível — Os pesquisadores então inibiram a atividade desse gene em animais jovens e avaliaram sua memória em testes de reconhecimento de objetos e labirintos. Os resultados mostraram que eles sofreram uma perda de memória semelhante aos camundongos idosos. Porém, quando a inibição do gene foi interrompida, a memória desses animais voltou ao normal.
Em outro experimento, camundongos mais velhos tiveram a expressão do gene aumentada. "Nós ficamos surpresos em notar que isso não só melhorou o desempenho desses animais em testes de memória, mas tornou-os comparáveis aos camundongos jovens", explica Pavlopoulos.
Para Kandel, é possível que outras mudanças no giro denteado contribuam para esse tipo de perda de memória, mas a grande importância deste estudo é mostrar que esse processo se relaciona a mudanças funcionais nos neurônios, e não a sua perda, como ocorre no caso do Alzheimer.
O estudo sugere ainda que a via molecular PKA-CREB1-CBP, descoberta pela equipe em estudos anteriores, pode estar relacionada à ação da proteína RbAp48, o que torna tanto a proteína quanto a via alvos para tratamentos experimentais contra a perda de memória. Agentes que estimulam essa via já foram relacionados à melhora de disfunções relacionadas à idade no hipocampo de roedores.
"Não se sabe se essas substâncias vão funcionar em humanos, mas a questão é que para desenvolver tratamentos, primeiro é preciso encontrar o alvo certo. Agora nós temos um bom alvo, e com os camundongos que desenvolvemos nós podemos testar diversas terapias", afirma Small.



Fonte: veja.abril.com

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Discurso histórico de Martin Luther King completa 50 anos; veja o vídeo



Nesta quarta-feira, os sinos das igrejas de todo o país vão soar no momento em que o discurso foi feito. Barack Obama, primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos, vai pronunciar um discurso nas escadarias do Lincoln Memorial, mesmo local onde o líder negro disse as famosas palavras. Outros eventos estão programados em todo o país.
No dia 28 de agosto de 1963, Martin Luther King foi o último a discursar no evento conhecido como Marcha de Washington pelo Trabalho e pela Liberdade. Ele defendeu a igualdade de direitos para todos diante de cerca de 250 mil pessoas.
Veja ao lado um trecho do discurso.
As famosas palavras – ‘Eu tenho um sonho’ – só entraram no discurso momentos antes do início. Depois do momento memorável, Martin Luther King entrou de vez para a história como um ícone da luta pelos direitos humanos. O discurso é considerado um dos principais do século XX.
Martin Luther King foi assassinado três anos depois, na cidade americana de Memphis.
Apesar dos avanços sociais conquistados, os desafios no caminho da igualdade ainda são grandes nos Estados Unidos. O desemprego em meio à comunidade afrodescendente americana ainda é o dobro da média nacional, e a renda média de uma família negra corresponde a apenas dois terços da renda geral dos americanos.




Fonte: G1. globo.com

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Projeto que altera o número de deputados de 13 Estados deve ser votado em Comissão

Está pronta para a votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado a proposta que altera o número de deputados federais de 13 Estados. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 221/2013 aumenta o número de cadeiras em alguns e diminui em outros, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em abril deste ano, após julgamento, o TSE entendeu que o número de representantes deveria ser alterado nos Estados que tiveram mudança na faixa populacional, de acordo com o Censo 2010. Este é o critério adotado pelo Congresso para distribuir as 513 vagas na Câmara.
O PLS foi avaliado pelo relator, senador Pedro Taques (PDT-MT), e recebeu parecer favorável. Segundo o texto, oito Estados perdem representação e cinco ganham. O maior beneficiado é o Pará. Depois da contagem, foi reconhecido que o Estado tem direito a mais quatro cadeiras e ficará com 21 deputados federais.
Mudanças e emendas
Além do Pará, entre os Estados que ganham estão: Minas Gerais, Ceará, Amazonas (autor do pedido de revisão no TSE). Esses têm direito a mais duas vagas cada. Santa Catarina terá aumento de mais uma cadeira. Portanto, serão 11 vagas a mais.

No caso da diminuição de cadeira, os Estados são: Paraíba, Pernambuco e Piauí, com menos dois deputados; e Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Alagoas e Rio de Janeiro, com menos uma vaga cada.
Nos cálculos do TSE, o número de vagas a serem alterados seriam 10 e as do PLS são 11. Ocorre que o Tribunal leva em consideração os dados de 2010 do Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma emenda do relator Taques, acrescentada ao projeto, se baseia nas informações de 2012 do IBGE.
As alterações valerão para a Legislatura 2015/2019. O PLS 221/2013 mantém o mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados federais. Este projeto revoga a Lei Complementar 78/1993.
O senador Pedro Taques pediu ao presidente da Comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que o projeto seja incluso na Pauta e votado rapidamente. Se aprovado na CCJ, o PLS segue para o Plenário do Senado. O objetivo é que as novas regras possam valer logo para as próximas eleições, em 2014.

Fonte: CNM