sábado, 12 de janeiro de 2013

Maior galáxia em espiral já registrada


Equipe, que conta com astrônomos brasileiros, descobriu por acidente a colisão entre duas galáxias enquanto buscava dados sobre formação de novas estrelas

Imagem: Nasa


Um satélite captou, por acidente, a maior galáxia em espiral já registrada por astrônomos. As imagens mostram uma explosão de luzes ultravioleta que indicam uma colisão com uma galáxia vizinha menor.
A equipe, que reúne cientistas da Nasa (agência espacial americana), do Observatório Europeu do Sul no Chile e da USP (Universidade de São Paulo), buscava dados sobre a formação de novas estrelas nas bordas da galáxia NGC 6872.
As imagens foram captadas pelo satélite Galex (Galaxy Evolution Explorer).
"Não estávamos buscando por uma espiral. Foi um presente", diz Rafael Eufrásio, da Universidade Católica da América e membro do Goddard Space Flight Center, da Nasa.
A galáxia NGC 6872, que fica a 212 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Pavo, já era conhecida por ter uma grande espiral.
A espiral recorde, no entanto, resulta provavelmente de uma colisão com a galáxia vizinha IC 4970.
A galáxia em espiral possui, segundo estimativas dos astrônomos, um tamanho cinco vezes maior que a Via Láctea, que engloba a Terra.
A descoberta foi comunicada à Sociedade Astronômica Americana.

Colisão

O Galex, um telescópio espacial especializado em descobrir novas estrelas, mostrou que a colisão tornou a galáxia NGC 6872 ainda maior.
A equipe usou ainda dados de outros telescópios e concluiu que estrelas mais jovens, que ficam nas bordas da espiral, se movem em direção ao centro da galáxia à medida que ficam mais velhas.
"A galáxia que colidiu com a NGC 6872 espalhou estrelas por toda a parte – em 500 mil anos luz de distância", explica Eufrásio.
Ele diz que a descoberta mostra como as galáxias podem mudar radicalmente de tamanho com as colisões.
"Mostra a evolução das galáxias em um contexto muito maior do universo, como as grandes galáxias que temos ficaram maiores com pequenos rearranjos no universo", diz.



Fonte: Portal IG.COM

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dilma veta flexibilização do uso das carteiras de habilitação


A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente um projeto de lei (PL) que modificava as sanções para quem for flagrado dirigindo um veículo diferente da categoria para a qual está habilitado.
O PL 6.070/2005 alterava o Código de Trânsito Brasileiro e proibia o recolhimento da carteira de habilitação nos casos em que o condutor dirige ou entrega a direção a alguém que não está habilitado para a categoria do veículo em uso.
Na justificativa para o veto, a presidenta argumentou que a mudança “opta pelo afrouxamento das regras de trânsito vigentes, em contrariedade ao interesse público”, segundo texto publicado hoje (10) no Diário Oficial da União.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê cinco categorias para carteira de habilitação: A, para condução de motocicletas; B, para automóveis; C, para veículos de carga com mais de 3,5 mil quilos, como caminhões; D, para transporte de mais de oito passageiros, como ônibus e vans; e E, para conduzir veículos das categorias B, C ou D que tenham unidade acoplada ou reboque de mais de 6 mil quilos.





Dn Online

600 famílias podem perder Bolsa Família, em SG


O Secretário Municipal de Saúde, Jalmir Simões Costa e a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Elza Carlos, reuniram-se com técnicos das duas secretarias para discutir a situação das famílias assistidas pelo programa Bolsa Família, que precisam atualizar seus cadastros.

O encontro foi motivado pela ameaça da perda de 600 benefícios do Bolsa Família no município de São Gonçalo do Amarante por falta de recadastramento. O risco de desligamento dessas famílias por parte do governo federal provocou preocupação nos gestores municipais. Duas campanhas de alerta para a realização da atualização cadastral já foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, por meio de carro de som, mas mesmo assim muitas famílias não compareceram aos locais indicados.

Uma busca ativa será iniciada pelos agentes de saúde para localizar e identificar as famílias que estão em situação pendente. As mesmas terão até o dia 28 de fevereiro para regularizar sua situação procurando a sede do Bolsa-Família, que fica no centro de São Gonçalo, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal.

A medida foi determinada pelo prefeito Jaime Calado que visa garantir a funcionalidade do programa em 2013 e o direito das famílias, para que não venham perder seu beneficio. “O possível cancelamento desses benefícios vai acarretar um impacto grande na condição de vida dessas famílias que precisam do benefício, por isso estamos colocando a estrutura municipal da Saúde e Assistência Social para fazer essa busca de forma emergencial”, disse Jaime.

Na gestão do prefeito Jaime Calado o número de beneficiários do Programa Bolsa Família, em São Gonçalo, foi ampliado de 6 mil para 9 mil famílias. Agora os gestores trabalham para aumentar esse número para 12 mil.



Fonte: Femurn

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Campanha de marca de desodorante levará brasileiro para viagem ao espaço


Marca de desodorante britânica sinônimo de azaração entre os jovens, a Axe vai levar 22 pessoas para o espaço no ano que vem, com uma vaga garantida para um brasileiro.
Lançada simultaneamente em 60 países, esta é a maior e mais cara campanha da marca da Unilever. A reserva de uma vaga para o Brasil faz parte da estratégia para aumentar a visibilidade no país.

Para conseguir um assento na viagem espacial, prevista para acontecer em 2014, é preciso angariar votos por meio das redes sociais (Facebook, Twitter e G+). Qualquer um pode se inscrever na "Academia Espacial Axe Apollo". Basta montar um perfil com foto e dizer ao mundo porque merece ir ao espaço.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 21 de abril. Os oito brasileiros mais populares vão passar ainda por uma competição com provas físicas e psicológicas em uma arena a ser montada em São Paulo em maio. A ideia é fazer a transmissão ao vivo, como um reality show, mas ainda não há contrato firmado com nenhuma emissora de TV.
Os dois vencedores brasileiros vão para os EUA se juntar ao time dos finalistas do mundo todo em dezembro, quando serão submetidos a testes com gravidade zero, força centrífuga e à um voo supersônico.
A viagem ao espaço será feita a bordo da Lynx, espaçonave operada pela Space Expedition Corporation (SXC), em um voo de uma hora de duração que cruzará a fronteira do espaço, atingindo 103 quilômetros de altura.

MERCADO

O Brasil é o quinto maior mercado para a Axe em vendas. Mas a presença da marca, cujas campanhas são conhecidas pela irreverência e já foram premiadas com mais de 50 leões no festival de Cannes, ainda está aquém do potencial, reconhece Russell Taylor, vice presidente global de desenvolvimento de marca para Axe.
"A marca tem no Brasil o tamanho do investimento que fizemos nela", diz.
Durante anos, a Unilever priorizou sua comunicação na área de desodorantes com a marca Rexona, cujo mote é a eficiência do produto --como a célebre campanha Sempre Cabe Mais Um.
"Axe é uma marca ligada à sedução e tem por missão ajudar a construir a autoestima dos garotos com as garotas", diz Taylor. "Queremos fazer barulho no Brasil e nos transformar em uma marca relevante para os jovens brasileiros".
A festa de lançamento da campanha nos EUA, na noite de quarta-feira, contou com a presença de Buzz Aldrin, segundo homem a pisar na Lua.
O astronauta brasileiro Marcos Pontes participou da festa no Brasil. Para o pré-lançamento da campanha, a Axe levou jornalistas do mundo todo para a Islândia, país que abrigou uma missão de treinamento de astronautas antes do voo da Apollo 11.

Imagem ilustrativa

Fonte: Portal Folha.uol.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ministério Público vai investigar Lula, diz jornal


O Ministério Público Federal vai investigar Luiz Inácio Lula da Silva com base em acusações do empresário Marcos Valério que envolvem o ex-presidente no esquema conhecido como "mensalão", publicou um jornal nesta quarta-feira.
Segundo O Estado de S.Paulo, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu remeter o caso à primeira instância, pois Lula não tem mais direito a foro privilegiado. A decisão teria sido tomada no final de dezembro, após o encerramento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o jornal.
A notícia foi publicada depois que Gurgel afirmou em 19 de dezembro que começaria a avaliar as acusações de Valério, principal operador do mensalão, de que Lula autorizou os empréstimos bancários ao PT que seriam utilizados na compra de apoio parlamentar .
Gurgel afirmou em dezembro que "com muita frequência, Marcos Valério faz referência a declarações que ele considera bombásticas, e quando nós vamos examinar em profundidade não é bem isso".
Segundo o jornal, Valério, condenado a 40 anos de prisão pelo STF por seu envolvimento no mensalão, também teria afirmado que "passou dinheiro para Lula arcar com 'gastos pessoais' em 2003".
O Instituto Lula informou ao jornal que o ex-presidente está viajando e não comentaria a decisão do MPF de iniciar investigação sobre as acusações de Valério. Procurados pela Reuters, representantes da entidade e do MPF no Distrito Federal não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.


Fonte: Reuters

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MEC divulga nova lista de cursos superiores com avaliação ruim

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 8, uma nova relação de cursos de graduação que obtiveram resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2011. O documento foi publicado no Diário Oficial da União.

A lista apresenta uma relação de 38 cursos de 21 instituições de ensino superior, entre elas cinco institutos e quatro universidades federais. Universidades particulares tradicionais do Estado, como Mackenzie, PUC-SP e PUC-Campinas também tiveram cursos mal-avaliados.
A graduação em Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie aparece na lista, assim como os cursos de Geografia e História da PUC-SP. Da PUC-Campinas foram reprovados Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Civil, Letras (Português e Inglês) e Química.
Os cursos receberam notas 2 no CPC de 2011 e serão punidos com a suspensão de sua autonomia, o que impede, por exemplo, a abertura de novas vagas. De acordo com o MEC, os cursos listados apresentaram uma nota insatisfatória pela primeira vez e passaram por um processo de análise concluído recentemente.
As instituições listadas terão de assinar um protocolo de compromissos com o Ministério da Educação (MEC) para corrigir deficiências e melhorar a qualidade do ensino, se quiserem sair do estado de recuperação. Elas devem ajustar em 60 dias as questões relacionadas a corpo docente (número mínimo de professores com mestrado e doutorado com dedicação exclusiva) e em 180 dias os problemas de infraestrutura (biblioteca, salas e equipamentos tecnológicos obrigatórios).
O plano de melhoria será acompanhado por uma comissão de avaliação, que fará relatórios bimestrais sobre a evolução da correção das deficiências apontadas pelo MEC. Caso se verifique o não cumprimento das medidas, será instaurado processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.

Além disso, os cursos com conceito inferior a 3 ficam automaticamente impossibilitados de oferecer o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Fonte: O Estadao.com

Os tempos mudaram: Mulheres são minoria em apenas cinco carreiras


O Censo do IBGE de 2010 mostrou que, em dez anos, o nível de instrução das mulheres continuou mais elevado que o dos homens. Em 2000, as mulheres já eram maioria no ensino superior. E as novas tabulações do Censo referentes a 2010 revelam que, entre as 20 carreiras universitárias com maior número de recém-formados de 20 a 29 anos, as mulheres só não são maioria em cinco delas, informa Ancelmo Gois em sua coluna publicada na edição de domingo de O GLOBO. São elas: ciência da computação, engenharia civil, engenharias, economias e cursos gerais de saúde.

No curso de ciência da computação, por exemplo, apenas 22% são estudantes do sexo feminino. No de engenharia civil e de construção, elas são 28%, e no de engenharia e profissões de engenharia (cursos gerais), 30%. Ainda de acordo com os dados do IBGE nos de saúde (cursos gerais) e de economia, as mulheres já são quase a metade: 48% e 47%, respectivamente. (Para acompanhar o Boa Chance no Twitter, clique aqui)

Nas demais carreiras, incluindo as de alta remuneração, como medicina (54%) e odontologia (69%), as representantes do sexo feminino já superam os homens.

Os dados do Censo do IBGE mostram ainda que nos curso de ciências da educação, psicologia, enfermagem e atenção primária, terapia e reabilitação, e letras/português (língua materna - vernácula), o percentual de mulheres ultrapassa os 80%, com destaque para ciências da educação, com 91%.

De acordo com o IBGE, O nível de instrução das mulheres ficou mais elevado que o dos homens. Na população masculina de 25 anos ou mais de idade, o percentual de homens sem instrução ou com o fundamental incompleto foi de 50,8% e o daqueles com pelo menos o superior de graduação completo, 9,9%. Na população feminina, esses indicadores foram 47,8% e 12,5%, respectivamente. O contingente feminino com pelo menos o curso superior de graduação completo foi inferior ao do masculino somente nas faixas a partir dos 60 anos de idade.

Confira abaixo o percentual de mulheres por curso:

Ciências da Educação - 91%

Psicologia - 87%

Enfermagem e atenção primária - 86%

Terapia e reabilitação - 85%

Letras/português (língua materna- vernácula) - 83%

Biologia e bioquímica - 72%

Odontologia - 69%

Formação de professores com especialização em matérias específicas - 66%

Jornalismo e reportagem - 64%

Marketing e publicidade - 57%

Gerenciamento e administração - 57%

Contabilidade e tributação - 56%

Direito - 55%

Medicina - 54%

Formação de professores de disciplinas profissionais - 53%

Saúde (cursos gerais) - 48%

Economia - 47%

Engenharia e profissões de engenharia (cursos gerais) - 30%

Engenharia civil e de construção - 28%

Ciência da computação -22%







Fonte: O Globo

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

(Sisu) abre as inscrições a partir de hoje (7)

Clik para pesquisar as vagas oferecidas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre as inscrições a partir de hoje (7) até a próxima sexta-feira (11) para os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos oferecidos em 101 instituições públicas de ensino superior.
Podem concorrer às vagas todos os alunos que fizeram o Enem e tiveram nota maior que zero na redação. É preciso entrar no site do sistema, para fazer a inscrição. Cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno.
Além disso, será possível também escolher a modalidade de concorrência. O Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições são gratuitas e as instituições de ensino devem ofertar acesso à internet aos estudantes interessados.
De acordo com o cronograma do Sisu, publicado no Diário Oficial da União do último dia 26, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Para a seleção no primeiro semestre de 2013, vale a nota do Enem 2012, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 28.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de janeiro e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.


Agência Brasil

domingo, 6 de janeiro de 2013

Montadora dá detalhes de projeto para carro que "dirige sozinho"


A fabricante de carros Toyota revelou os primeiros detalhes da tecnologia chamada auto-drive, que será apresentada na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, na próxima semana.
A montadora revelou um vídeo de um carro modelo Lexus equipado com o equipamento de segurança, capaz de minimizar acidentes, segundo especialistas.
A tecnologia inclui um radar de bordo e câmeras de vídeo para monitorar a estrada, os arredores e o motorista.
O carro também pode se comunicar com outros veículos, de acordo com um porta-voz da Toyota.
"Nós estamos olhando para um carro que iria eliminar acidentes", disse o porta-voz. "Zero-colisões é o nosso objetivo final".
O vídeo mostra um protótipo Lexus LS, equipado com o que a Toyota descreve como "sistema de transporte inteligente" (ITS, na sigla em inglês).
O protótipo é capaz de monitorar se o motorista está acordado, para manter o carro na estrada, e parar em sinais de trânsito.
A tecnologia foi desenvolvida para ser utilizada em conjunto com um condutor, mas o carro pode se controlar sozinho, disse o porta-voz.
Uma série de balizadores óticos instalados na beira da estrada ajudaria o carro detectar as posições dos pedestres e obstáculos, e transmitir informações ao protótipo sobre se um semáforo está vermelho ou verde.
No entanto, o carro também pode monitorar as posições independentemente dos balizadores.

Nova era

"Não estamos como os Jetsons ainda, mas nosso carro está liderando a indústria em uma nova era", afirmou a Toyota em Tweet, na quinta-feira, fazendo referência ao desenho animado no qual os protagonistas usam veículos totalmente automatizados.
Toyota também desenvolveu tecnologia que permite ao carro comunicar-se com o smartphone do motorista para oferecer recursos de realidade aumentada.
A Toyota é um dos vários fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia pesquisando veículos autônomos.
Audi deverá demonstrar um carro que estaciona sozinho na CES, informou o Wall Street Journal nesta sexta-feira.
Já o Google recebeu uma patente carro autônomo em 2011, e garantiu uma autorização para uso de seu carro de auto-drive em maio de 2012. No mesmo mês, a Volvo testou um comboio de carros auto-drive em uma estrada espanhola.
Auto-condução de carros poderiam melhorar drasticamente a segurança rodoviária, de acordo com o professor Paul Newman, que lidera um projeto da Universidade de Oxford sobre este tipo de veículos.
"Os computadores vão estar sempre vigilantes", disse Newman.
Os sistemas do carro podem ser projetados de modo que uma falha não resulte em um acidente, acrescentou o pesquisador.


DN Online, Com informações da BBC Brasil