sábado, 20 de agosto de 2011

SANTO ANTONIO RN: COMEMORAÇÃO DO 22 DE AGOSTO DE 2011, DIA DO FOLCLORE.

                                                          
       HOMENAGEADA: D. Ana Joaquina de Pontes, fundadora da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça/RN (in memorian). 

  ÍNDICE:

TEMA.
HISTÓRIA.
OBJETIVO GERAL.
OBJETIVO ESPECÍFICO.
JUSTIFICATIVA.
PROGRAMAÇÃO.
PLANO DE AÇÃO.
DIRETRIZ.
CONSIDERAÇÃO FINAL.


Tema:

       A CATACUMBA (túmulo) de Ana de Pontes, fundadora da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça/RN.

                                      História:
         D. Ana Joaquina de Pontes faleceu no ano de 1879, este ano comemora-se 131 anos de seu falecimento.
         Em 1850, Florêncio da Costa Palma vendeu um sítio compreendendo toda a área da futura sede municipal a Ana de Pontes, que veio com o marido e filhos da Serra do Pontes, no sertão da Paraíba, na divisa com Pernambuco.
         Em 1869, Ana de Pontes movimentou a feira, doando patrimônio, inclusive a área onde hoje fica a Igreja Nossa Senhora da Conceição,  estimulando também a agricultura. A partir de setembro de 1874, chamava-se distrito de Paz, município de Goianinha/RN.  Transferiu o cemitério que funcionava onde hoje está localizada a Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, para o outro lado do rio Jacu, no qual foi sepultada.
         Municipalizou-se em 05 de julho de 1890 com a denominação oficial de Santo Antônio/RN. Em 1894 possuía 200 fazendas e, nas piores das safras, apanhava-se mais de 500 toneladas de algodão.
        Manoel Dantas, em 1922, comunicava a origem do nome Santo Antônio/Salto da Onça. (‘‘ Havendo na margem do rio Jacu duas pedras altas, uma onça pintada deu um salto tão grande de uma para outra, que ficou por muito tempo relembrado, dando nome ao lugar. Diz outra tradição que um viandante assaltado por uma onça pintada que sobre ele pulara do alto de uma pedra livrou-se por meio de um voto a Santo Antônio.”)... etc.
                      Objetivo Geral:
         Resgatar a história de nosso município, através da arte, historiadores, objetos ou fotos, músicos, poetas, danças e um cenário em cena, nas diversas fases da linha do tempo (passado, presente e futuro). 

                      Objetivo Específico:
      Estimular as forças impulsoras e positivas na valorização da cultura popular nos meios políticos e sociais da nossa cidade.


JUSTIFICATIVA


     Usar como cenário do evento a pedra da onça, praça da onça, rio Jacu e o local onde funcionou um antigo cemitério, situado no outro lado do rio Jacu, criado por Ana de Pontes, no qual foi sepultada, encontrando-se hoje o seu túmulo abandonado.  Tudo isso para que haja uma compreensão/reflexão da sociedade em valorizar a história cultural como:


1.     O túmulo de Ana de Pontes resiste ao tempo. Passaram-se 131          anos, mesmo assim encontra-se no local danificado, ao norte da Praça da Onça, do outro lado do rio Jacu.
2.     O túmulo resistiu a um fenômeno de enchente do rio Jacu no ano             de 1924. Naquela enchente todos os túmulos foram carregados e destruídos pelas águas, só restando dois, o de Ana de Pontes e um outro até hoje desconhecido. O padre da época, considerando ter sido Ana de Pontes a donatária da terra onde a igreja foi edificada, retirou do túmulo os seus restos mortais  e os preserva até hoje dentro da igreja num espaço aberto ao público para visitação.
3.     O túmulo resiste ao homem, pois mesmo o cemitério abandonado, não se sabe ao todo o tamanho ou se ainda constitui restos mortais, ninguém ainda destruiu por completo. Há na área um túmulo com registro de Ana de Pontes e vizinho a ele um outro sem identificação. Já que resistiu a todos esses fatos, por que não conservá-lo, deixando-o intacto, como é o túmulo de Nísia Floresta na cidade de Nísia Floresta/RN?          
 

 Programação:

 1.     09h00min: Cerimônia de abertura. Canto fúnebre em homenagem à fundadora da cidade, com músicos da terra, da banda de música da Polícia Militar/RN. Local: túmulo de Ana de Pontes.
2.     10h00min: Abertura com convidados, autoridades e palestrantes, Local: pedra da onça.
3.     10h30min: Palestra. Tema: História de Ana de Pontes. Palestrante: Antônio Quirino Bezerra,  ex-diretor do Ginásio Ana de Pontes, extinto. E um outro professor que tendo estudado a vida e morte de Ana de Pontes, fará um resgate histórico.
4.     13h00min: Concurso de xadrez.
5.     14h00min: Grupo de Dança Folclórica do Sitio  Cajazeiras, (comunidade remanescente dos Quilombolas), Santo Antônio/RN.
6.     15h00min: Apresentação de balé, com a dança fúnebre ao passo da bailarina Yasmim, de 11 anos, natural de Santo Antônio/RN.
7.     16h00min: Dança do Rosário (visitante remanescente de Quilombo dos Palmares da cidade de Parelhas/RN).
8.     17h30min: Acender as tochas de fogo da trilha por dentro do rio, caminho que leva ao túmulo de Ana de Pontes.
9.     18h00min: Show com músico da Terra. A definir.  
   10.  19h00min: Exibição de filme curtametragem: Santo  Antônio do                                                                                 Salto da  Onça de  toda as artes.                        (Já disponível no Google).      



   Plano de Ação:



           Criação de um abaixo-assinado para propor aos políticos a elaboração de um projeto de construção de uma passarela que ligue as pedras do salto da onça ao túmulo de Ana de Pontes, do outro lado do rio Jacu, viabilizando o acesso de turistas ao local, sendo estes acompanhados por guias mirins a quem caberá a narração dos fatos históricos de outrora.
           Gravação e filmagem do evento para que o registro de todos os detalhes seja enviado aos filhos da terra e visitantes que desejem manter viva a história de nossa cidade através de seus descendentes. As imagens poderão  ser distrubuída via e-mail, ou CD para aqueles que não dispõem de internet.

 Diretriz:
 


           Criar o Estatuto dos Artistas Plásticos de Santo Antônio para que os mesmos exerçam suas atividades profissionais em locais apropriados e que estimulem outros artistas.
           Elaborar um projeto de construção da Casa da Cultura.      
           Tombar o túmulo de Ana de Pontes, já que constitui nosso patrimônio histórico, bem como garantir sua restauração.

   Consideração Final.
  O evento é coordenado por um grupo de pessoas já com experiências acumuladas durante os eventos anteriores, tais como:
* Iª Exposição de Artes Plásticas de Santo Antônio/RN, resgatando o 11 de agosto, dia do estudante, no ano de 2004, através do qual 14 Artistas Plásticos, expuseram suas telas;
* IIª Exposição de Artes Plásticas de Santo Antônio/RN, 11 de agosto de 2005, homenageando Xico Santeiro, escultor santantoniense:
* DIA DO FOLCLORE, em 22 de agosto de 2010.
         Vários Artistas Plásticos irão expor suas telas, nomes como: Sandra Morais, Ranilson, Eliane, Adenildo, Zezinho de Canindé, Batista, Eudes, Euzeli, Fábio e Raimundo André. Escultores: João Bento, Evânio e Paulírio. Desenhistas: Agamenon e Sandra.  No artesanato com barro: Zefa de Carvalho . Gesso: Alexandre Barbalho.
           Inovaremos o Boi de Reis da comunidade Cajazeiras, distrito de Santo Antônio/RN, perpetuando a cultura da dança de raiz do mestre Tião.
                                                                    


                                                              Santo Antônio/RN,  agosto / 2011.
                                                    

                                             A coordenação.

Responsável pelos textos e programação:
                  Raimundo André

2 comentários:

  1. Uma justa homenagem à fundadora de nossa cidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boa postagem, pois estudo em Natal e só fiquei sabendo, ao ver a postagem e se puder estarei presente.

    ResponderExcluir