sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Guerra de números entre o governo e o sindicato dos auditores


O governo do estado trava uma guerra de números com o Sindicato dos Auditores Fiscais estadual (Sindifern). 

Enquanto o sindicato fala em recorde de arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), o governo registra aumento mas nada de extraordinário.

O Sindifern apontou que a arrecadação do imposto em janeiro passou bate a marca dos 320 milhões de reais, representando um aumento de 33% ou 80 milhões de reais em relação ao mesmo mês em 2011.

Já o governo afirma, em nota explicativa da área econômica, que a arrecadação de janeiro deste ano foi de 308 milhões de reais e lembra que a receita bruta de ICMS realizada em janeiro de 2011 totalizou 277,3 milhões de reais, valor que inclui a importância de 40,1 milhões de reais do ICMS devido pela Cosern e pela Petrobras antecipado para o mês de dezembro de 2010 por ato do governo anterior.

Portanto, segundo o governo, verifica-se aumento nominal na arrecadação de 30,8 milhões de reais, ou 11,1% quando se relaciona janeiro deste ano com o de 2011; e não de 80 milhões de reais, ou 33%, como divulgado pelo Sindicato.

A mnotivação do sindicato dos auditores é clara: a de demonstrar que o governo arrecada cada vez mais, deixando no ar que atual administração faz caixa.

Já o governo vê manipulação dos dados motivados por interesses muitas vezes legítimos, mas nenhum um pouco condizente com um corpo técnico altamente qualificado.

A guerra entre o sindicato dos auditores do fisco estadual e o governo do estado pode parecer apenas econômica, mas tem muito de político num ano que será marcado pelas eleições.



Fonte: Blog do Diógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário