quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ahmadinejad: Irã não desistirá de suas ambições nucleares

Iranianos protestam em frente à usina nuclear iraniana contra pressão pelo fim do programa (AFP)

Estados Unidos, França e Grã-Bretanha adotaram represálias contra país


O Irã não vai recuar em seu programa nuclear, apesar das novas sanções ocidentais, afirmou nesta quarta-feira o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, em um discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal. Na véspera, o Irã já havia condenado as novas sanções econômicas anunciadas por Estados Unidos, Grã-Bretanha e outros países ocidentais por seu controverso programa nuclear e as considerou "sem efeito".

"Eu aconselho que abandonem esses métodos (sanções), não acreditem que esse mau humor, que esse mostrar de dentes e unhas vai desviar o povo iraniano em seu caminho para a tecnologia nuclear", declarou Ahmadinejad em Pakdasht , uma cidade a leste de Teerã, onde reiterou que o Irã não quer armas atômicas. "Essas ações seguem no sentido da hostilidade destes países contra nosso povo. São condenáveis e sem efeito", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, citando em particular Estados Unidos e Grã-Bretanha.

As sanções foram anunciadas após a divulgação de um relatório recente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que reforça a suspeita de uma "possível dimensão militar" do programa nuclear iraniano. O Irã, por sua vez, rejeitou o novo informe da AIEA afirmando que seu programa nuclear tem apenas objetivos pacíficos.

Sanções - Um decreto da Casa Branca endureceu as represálias contra as pessoas ou empresas que fornecem ajuda material ou de desenvolvimento dos recursos petrolíferos e do setor petroquímico do Irã. Já a Grã-Bretanha anunciou horas antes a ruptura de todos os contatos com os bancos iranianos, enquanto o Canadá anunciou o bloqueio "virtual" de todas as transações com o país.

A França também propôs na segunda-feira a países como Alemanha, Estados Unidos, Japão e Canadá o congelamento "imediato" dos ativos dos bancos iranianos e a interrupção das compras de petróleo deste país para convencer  Ahmadinejad a renunciar ao seu programa nuclear militar.

(Com agência France-Presse)


Fonte:Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário