Teerã, 1 Jan 2012 (AFP) -As Forças Armadas do Irã testaram neste domingo um míssil de alcance médio terra-ar durante importantes manobras navais que o país executa no estratégico Estreito de Ormuz, anunciou um porta-voz militar, citado pela agência oficial de notícias Irna.
"Este míssil de alcance médio terra-ar está equipado com a mais moderna tecnologia de combate contra alvos com capacidade para evitar radares e sistemas inteligentes que tentam interferir na navegação dos mísseis", declarou o comodoro Mahmud Mussavi.
Este foi o primeiro teste com este tipo de míssil, projetado e fabricado no Irã, segundo o militar.
Mussavi não informou se o míssil foi disparado a partir de um navio ou da terra.
A exibição de força acontece no momento em que os Estados Unidos e os países ocidentais aumentam a pressão sobre o Irã por seu polêmico programa nuclear.
As manobras navais, iniciadas em 24 de dezembro, acontecem ao redor do Estreito de Ormuz.
O Irã ameaçou fechar esta via estratégica para o abastecimento de petróleo, por donde transita entre um terço e 40% do tráfego marítimo petroleiro mundial, em caso de novas sanções contra as exportações de combustível do país.
No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou uma lei de financiamento do Pentágono que reforça as sanções contra o setor financeiro do Irã.
Fonte: UOL.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário