domingo, 2 de dezembro de 2012

Caern investe na aquisição de 540 bombas para melhorar abastecimento nos municípios


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte(Caern) está adquirindo 540 conjuntos de bombas, dentro de um arrojado programa de aquisição desse tipo de equipamento, no qual a Companhia vai investir, com recursos próprios, cerca de R$ 4 milhões. O diretor Administrativo da Companhia, JailtonTinôco, informa que 147 conjuntos foram licitados, com 83 já entregues à Caern e que outros lotes estão sendo adquiridos junto aos fabricantes, para em seguida serem destinados às regionais, para utilização imediata nos sistemas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos sanitários.

“Esta ação também reforça o setor de manutenção e operação, que passará a dispor de uma maior quantidade de bombas reservas e a Caern está trabalhando com a expectativa de receber todas as bombas até o final de fevereiro próximo”, adianta o diretor.

“Com a aquisição das bombas, a Caern vai evitar, ou com certeza diminuir sensivelmente, em algumas áreas, o transtorno de falta de água causado à população em decorrência de problema no equipamento”, lembra o diretor Técnico da Caern, Ricardo Varela. Ele adianta que a Companhia vai ter condições de garantir o fornecimento de água de forma contínua, haja vista que a produção de água não será interrompida por ocasião de pane na bomba, que será imediatamente substituída, durante o conserto do equipamento danificado.

EQUIPAMENTOS E POÇOS

Pelos levantamentos realizados pela Caern, 118 bombas serão destinadas às duas regionais que atendem a Natal, a Natal Sul e Natal Norte. Mais 182 serão encaminhados à Regional Litoral Sul, que atende às praias de Natal até à fronteira com a Paraíba e à região Agreste. A Regional Caicó vai receber 37 motobombas e outras 32 unidades serão repassadas à Regional sediada em Assu.

Para a Regional Pau dos Ferros, que atende ao Alto Oeste, 50 conjuntos vão ser enviados, enquanto que a Regional Mossoró terá mais 33 bombas para garantir o fornecimento de água naquela área. Além de reforçar todas as regionais, a Caern vai manter um bom estoque de bombas reservas, inclusive 64 conjuntos do tipo “coringa”, que se adaptam à capacidade de produção de todos os poços em operação.

Atualmente, a companhia estadual de saneamento opera 343 poços no Estado, sendo 107 somente em Natal, mantendo 76 poços na Zona Sul e 31 poços na Zona Norte, incluindo algumas cidades da área metropolitana. Em Mossoró e cidades adjacentes, a Caern trabalha com 37 poços e em Caicó e cidades próximas, a empresa tem instalados 10 poços.

Em Assu e cidades próximas 19 poços produzem água de boa qualidade, enquanto que em Pau dos Ferros e área urbana dos municípios próximos, são sete poços. No litoral, Norte e Sul, cidades e praias, existem 163 poços para captação de água.



Fonte:Femurn

Nenhum comentário:

Postar um comentário