terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CRUTAC/UFRN: Médico potiguar envia carta ao jornal “Estado” sobre a criação pioneira do CRUTAC na UFRN


O médico potiguar Alexandre Aquino de Andrade, que reside em São Paulo, diante do artigo do ex-ministro Adib Jateneque propõe a criação no Brasil de programa universitário semelhante ao CRUTAC (Centro Rural Universitário de Ação Comunitária), implantado na Universidade Federal do RN (UFRN) em 1966, pelo então Reitor-fundador Onofre Lopes, enviou a carta abaixo ao jornal “Estado de São Paulo” para publicação no espaço de leitores.

Eis a carta do Dr. Alexandre Aquino de Andrade:

“Na Edição de 3.12.12  lemos “Uma proposta” do Prof. Jatene , figura de grande credibilidade pela valorização que deu a Medicina Brasileira.
Só que sua proposta é muito semelhante ao projeto criado pelo Prof. Dr. Onofre Lopes , reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o nome de : PROJETO CRUTAC ( Centro Rural Universitário de Treinamento Avançado das Comunidades ) que obrigava o aluno ao terminar o último ano da faculdade a fazer um treinamento obrigatório em Hospitais e Centros comunitários do interior do Rio Grande do Norte .
“Caso não tivesse o treinamento ficaria impedido de receber o diploma .
“O CRUTAC foi criado em 02 de agosto de 1966 . A proposta do Prof. Jatene não seria “Uma nova proposta ” e sim uma adaptação do projeto que deu certo , criado pelo dr. Onofre .
Alexandre Andrade
Rua João Álvares Soares 1330 apto.81
Fone 999753591 – São Paulo (SP)
CARTA AO FORUM DOS LEITORES



Fonte: Blog Ney Lopes
Via Blog campestre cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário