sábado, 28 de janeiro de 2012

Nasa descobre 26 planetas fora do Sistema Solar


São Paulo - A Nasa anunciou a descoberta de 26 planetas fora do Sistema Solar. Eles pertencem a 11 sistemas planetários diferentes, encontrados pela sonda Kepler.
Os planetas encontrados têm tamanhos variados. Alguns são maiores do que Júpiter, enquanto outros têm um raio um pouco maior do que a Terra. É provável que observações futuras consigam revelar se os 15 menores contêm núcleo rochoso como o da Terra.
Atualmente, mais de 700 exoplanetas já são conhecidos. Essa contagem teve início em 1995, quando foi encontrado o primeiro planeta a girar ao redor de uma estrela diferente do Sol.
Portanto, a descoberta praticamente triplica o número de estrelas conhecidas com mais de um planeta em sua órbita e dobra o número de exoplanetas já confirmados somente pela missão Kepler, iniciada em março de 2009, que acompanha mais de 150 mil estrelas e detecta a existência de um planeta a partir de uma diminuição do seu brilho, indicador de que o corpo está em sua órbita e passa na frente do astro.
Kepler é a primeira missão da Nasa capaz de observar corpos do tamanho da Terra na chamada zona habitável ao redor de uma estrela. Por isso, o objetivo da sonda é encontrar planetas do tamanho da Terra em zona habitável das órbitas das estrelas.
A descoberta também foi publicada na revista científica Astrophysical Journal.



Fonte: Infoabril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário