sábado, 9 de junho de 2012

Jornalista e escritor Ivan Lessa morre aos 77 anos


Um dos colaboradores do jornal "O Pasquim", o jornalista e escritor Iva Lessa morreu nessa sexta-feira em Londres, cidade onde era radicado desde 1978. Filho do escritor Orígenes Lessa e bisneto do gramático Julio Cézar Ribeiro Vaugham, Ivan Pinheiro Themudo Lessa nasceu em 9 de maio de 1935, em São Paulo.
Escritor morreu em Londres | Foto: Divulgação
Escritor morreu em Londres nesta sexta-feira | Foto: Divulgação
No jornal "O Pasquim", do qual foi também editor, Ivan assinou as seções Gip-Gip-Nheco-Nheco, Fotonovelas e "Os Diários de Londres", escritos em "parceria" com seu heterônimo Edélsio Tavares.
Ao lado do cartunista Jaguar, Lessa criou o ratinho Sig, de Sigmund Freud, baseado na anedota que dizia que se "Deus criou o Sexo, Freud criara a sacanagem". O personagem se tornou símbolo de "O Pasquim".
Em sua carreira como escritor Lessa publicou "Garotos da Fuzarca" (1986), "Ivan Vê o undo" (1999) e "O Luar e a Rainha" (2005). O autor escrevia crônicas semanais para a BBC Brasil.
Homenagem a Chico
O jornalista definiu como "genial" a homenagem prestada pelo jornal O DIA ao humorista Chico Anysio após sua morte. Para ele, a capa do jornal deveria entrar para a lista de 10 melhores primeiras páginas na história do jornalismo.


O Dia Online
As informações são do IG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário