segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SANTO ANTÔNIO - RN: Plano Final de Saneamento Básico, de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário



Elaboração do Plano de Saneamento Básico de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário para o Município de Santo Antônio em Conformidade com a Lei n° 11.445 de 05 de Janeiro de 2007.


O presente documento constitui-se no Relatório Síntese do Plano de Saneamento Básico (Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário) do município Santo Antônio.

O objetivo geral do planejamento dos sistemas de saneamento básico de Santo Antônio é garantir o bem estar da população urbana em um ambiente sadio, incluindo a esperança individual e coletiva de desenvolvimento sustentável.

O Plano de Saneamento Básico (Abastecimento de água e Esgotamento Sanitário) não resolve os problemas, mas aponta quais são e indicam os caminhos que devem ser percorridos para a resolução dos mesmos. Por esse motivo, os Planos de Saneamento são importantes ferramentas de gestão em todo o mundo. No Brasil, os Planos de Saneamento Básico receberam destaque na Lei Federal n° 11.445, de 5 de janeiro de 2007, bem como nas inúmeras leis estaduais sobre políticas de recursos hídricos.

O objetivo específico deste Plano de Saneamento é a caracterização e diagnóstico das condições atuais dos sistemas existentes, apontando as causas das deficiências encontradas, bem como a definição, e respectivo cronograma de implantação, dos programas, projetos e ações necessárias, para atendimento das necessidades futuras, para um horizonte de planejamento de 30 anos (2041).

Este plano procurou atender aos quesitos da legislação vigente que trata dos Planos de Saneamento, atendendo aos seguintes objetivos específicos:

  1. Diagnóstico da situação atual apontando as causas das deficiências detectadas; 
  2. Identificação das necessidades futuras; 
  3. Definição dos objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para atendimento das necessidades futuras (cronograma de intervenções); 
  4. Definição dos mecanismos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas.

    É importante ressaltar que a elaboração do plano em questão se trata de mais um importante passo visando a melhoria continuada da qualidade ambiental do município e região; juntamente com as obras de ampliação e melhorias dos sistemas existentes de abastecimento de água e esgotamento sanitários, atualmente em implantação, o Plano Diretor de Saneamento, objeto do presente trabalho, vem complementar as diretrizes relativas ao saneamento básico do município, consolidando ainda mais o comprometimento da Prefeitura Municipal de Santo Antônio com a melhoria das condições de vida da população e a preservação do meio ambiente.

    .: Download
    Confira na integra o plano de saneamento. Baixe o arquivo.

    Arquivo: PMSB_Final_Santo Antonio-RN
    Tamanho: 3.820 KB
    Tipo: Arquivo PDF Clique aqui



    Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado na SMS

    EM: 07 DE OUTUBRO DE 2011
    Engenheiro Marcelo
    Plano Municipal de Saneamento Básico, é uma parceria entre CAERN, B&B Engenharia e Prefeitura Municipal de Santo Antônio.


    O Técnico Ambiental Marcelo da B&B Engenharia esteve nesta sexta-feira por volta das 09:h30min na Secretaria Municipal de Saúde, trazendo as etapas do Plano de Saneamento. Onde foi apresentado dados oficiais da CAERN em relação a Santo Antônio o Plano é desenvolvido em 3 etapas:curto prazo (2012-2016), médio prazo (2017-2026) e longo prazo (2027-2041), esse planejamento são de 30 anos nos quais teoricamente a cidade se beneficiará, seja na distribuição da água, seja no saneamento básico.

    Estiveram presente na reunião: Engenheiro Técnico Ambiental Marcelo de Jesus, Erika Maia coordenadora do Meio Ambiente, Secretária Municipal de Saúde Maria José (Branca), Sales Secretário de Obras, Professor Aniertony, Jeronilson representando a Assistência Social, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Maria Ivone Jales, Coordenadora da Vigilância Sanitária Olga Fabrício e Técnico do Vigiágua Rosemberg Camilo.


    .: Convite
    No dia 25/10/2011 acontecerá uma audiência pública na câmara dos vereadores, desde já, à população santoantoniense em geral está convidada.

    Veja as fotos:

    Erica Maia e Branca

    Sales, Maria Ivone, Olga Fabrício e Marcelo

    Aniertony, Sales, Maria Ivone e Olga Fabrício  

    Confira a apresentação com os dados do Plano abaixo, ou baixe a apresentação em formato de Power Point, clicando aqui.
    View more presentations from bergcamilo






    Por: Rosemberg Camilo


    Do:  Saltonarede.com


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário