quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Olinda (PE) lança seguro-pichação para garantir pintura de prédios históricos atacados.



Cidade patrimônio histórico da humanidade, Olinda (PE) sempre teve seus prédios como alvos constantes de pichações. Para amenizar um problema que mancha as fachadas de casas e monumentos históricos, o município lança nesta quarta-feira (31) uma brigada de combate a pichações.
O projeto é da Câmara de Vereadores de Olinda em parceria com prefeitura, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público Estadual e uma empresa, a AJ Serviços, que irá oferecer mão-de-obra para o projeto.
Entre as ações previstas está o lançamento de um seguro-pichação, que será pago por proprietários de imóveis e vai garantir a repintura dos prédios em caso de ataque dos pichadores. “É como se fosse um plano de saúde para a fachada", informou ao UOL Notícias o vereador João Luiz (PSB), coordenador do projeto. O valor do seguro irá variar de acordo com o tamanho da fachada.
A ideia do seguro é simples e consiste em um pagamento mensal de um valor que oferecerá garantias de pintura. O dinheiro será revertido para a compra de tintas e para custeio de uma ajuda de custo dos jovens que vão participar do trabalho de pintura.
“Vamos oferecer esse seguro a empresas e órgãos públicos, para que eles possam contribuir para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Será um valor somente para cobrir os custos, sem qualquer pretensão de lucro. O conselho será o responsável por receber esses recursos porque congrega várias instituições sociais que atuam nessa área”, disse.
Segundo o vereador, a brigada não terá apenas o seguro-pichação, mas outra três frentes de atuação, com trabalhos de educação, qualificação de jovens e restauração de imóveis pichados.
“Primeiramente, na parte educacional, eu e um delegado especial de combate ao crime vamos visitar escolas públicas e privadas e instituições de Olinda e, depois, da região metropolitana do Recife. Vamos orientar, porque a juventude não sabe que desde maio a pichação deixou de ser contravenção pra se tornar crime, previsto no código penal”, afirmou.
O projeto também vai servir para qualificar jovens em situação de vulnerabilidade social, que serão responsáveis pelas pinturas. Um artista plástico da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) vai ensinar grafitagem aos jovens envolvidos.

A ideia

A ideia do projeto surgiu porque a cidade, que tem um dos carnavais mais tradicionais do país, possui centenas de imóveis e logradouros públicos pichados. “São muitos prédios atacados. Se você for à Igreja de São Pedro, que fica no pátio de São Pedro e tem um concentração enorme de pessoas, ela está inteiramente pichada. Tem pichações também no prédio dos Correios, no Alto da Sé. São prédios centenários, tombados pelo patrimônio da humanidade e que não podem ficar nessa situação”, disse João Luiz.

Fonte: UOL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário