quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Clima esquenta entre situação e oposição em sessão realizada ontem na Câmara de Santo Antônio/RN

Um fato inédito aconteceu nesta sessão encerrando as atividades legislativas neste ano bastante tumultuado e marcado por muitas surpresas no Legislativo Municipal. Desta vez, a novidade foi que os vereadores da bancada de oposição se retiraram do Plenário em forma de protesto.

A iniciativa partiu do vereador Audy Acciole (PP) após ter solicitado ao presidente da Casa o vereador Nego de Mário (PSC) explicações sobre o motivo da fala da vereadora Menta não ter sido registrado em Ata quando ela disse em outra sessão que a filha do prefeito não exercia a função de Chefe de Gabinete e estava trabalhando na secretaria municipal de saúde. Audy também cobrou esclarecimentos ao Chefe do Legislativo sobre o porquê de todos os fatos ocorridos nas sessões não estarem sendo devidamente registrados em Ata conforme prevê o Regimento Interno da Casa.

Em entrevista ao blog Os Amigos da Onça, o vereador Audy disse que a medida tomada infringe o regimento interno da Casa e afronta o direito dos parlamentares terem suas palavras registradas na Ata da sessões. "Não podemos admitir de forma nenhuma que uma bancada por ser maior ela tente de qualquer forma desconsiderar o que é regimentalmente direito de todos nós que fazemos parte da Casa.  Aí acaba-se minoria e maioria. É um direito que nós temos. Nós fizemos uma pergunta na sessão. O Júnior Nogueira respondeu uma coisa e Menta respondeu outra hoje que ela desqualifica o que disse, mas todo mundo sabe o que ela realmente disse. Não há lógica nenhuma a justificativa de que o áudio não estava funcionando. Eu até acatei. Então, vamos colocar na ATA o que realmente aconteceu", comentou o vereador.

O vereador diz ainda que "Agora não pode um poder legislativo de um município com o porte de Santo Antônio – 23 mil habitantes não ter registrado em ATA os acontecimentos.  Isso não tem sentido e não pode de forma nenhuma. Infelizmente nos sentimos bastantes magoados e feridos no nosso direito como legislador de Santo Antônio e aí eu convoquei a nossa bancada oposicionista como um voto de protesto para que faça o nosso direito de se ter direito. Então, espero que a Casa reveja seu posicionamento".

Na ocasião a vereadora Priscila Lariss (PRB) propôs ao presidente que fosse colocado em votação o texto da Ata para que os vereadores decidem se manteriam ou alterariam. O presidente acatou a proposta e foi votado pelos vereadores tendo sido eleito por maioria o texto inicial da Ata, entretanto o vereador Audy solicitou a votação do texto de outra Ata e desta vez o pedido foi negado. Isso causou uma revolta por parte do vereador Audy, que convocou os demais colegas de oposição para se retirarem do Plenário em forma de protesto. Acompanharam a decisão, os vereadores Nélio de Cornélio (PSD), Lucinha (SDD), Paulo Cezar (SDD) e Goreth Orrico (PT).

A sessão foi suspensa pelo presidente por alguns minutos e após esse tempo foi retomada normalmente com a pauta do dia tendo como principal matéria a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e as despesas dos poderes Executivo e Legislativo para o exercício de 2014. Desta forma, participaram da presente sessão apenas cinco vereadores da bancada de situação: Júnior Nogueira (PSB), Priscila Lariss (PRB), Menta (PMDB), Paitoco (PMDB) e Nego de Mário (PSC) acompanhado pelo vereador Dário (PT), o que deixou evidente que ele não faz oposição ao prefeito municipal.

O projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovado pelos seis vereadores presentes e também a propositura que concede o título de cidadã santoantoniense ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Ricardo Motta. Os vereadores da situação comentaram a decisão tomada pelos colegas de oposição de terem se retirado do Plenário.

"Quero destacar e deixar claro que as pessoas que estão representando o povo de Santo Antônio que são os vereadores desta Casa tem toda uma responsabilidade para com o nosso município. Fico muito triste quando vejo vereadores experientes que se dizem experientes se ausentam do Plenário para não votar uma Lei tão importante para o nosso município.  Quero deixar meu repúdio para essas pessoas que por questões políticas se ausentaram do Plenário para não votar a Lei Orçamentária Anual. As pessoas que se dizem intelectuais, sabem tudo e têm o dom do discurso e da fala. Ficamos muito tristes com isso", declarou Dário.

"Como é que nós parlamentares dizemos ter compromisso com o povo e nos ausentamos do Plenário querendo prejudicar a votação de uma Lei tão importante, sem ela o nosso município não funciona.  É importante deixar bem frisado aqui que nosso compromisso não é com grupos políticos, os nossos compromissos é com a população de Santo Antônio. Como é que eu  como parlamentar eleita com votos de confiança, vou simplesmente me levantar do Plenário para não votar na Lei Orçamentária. É muito fácil deixar o Plenário deixar o Plenário  como foi bem frisado pela porta da frente.  Querem deixar os vereadores que ficam aqui como culpados. Como pessoas que estão vivendo de acordo e que o Executivo está mandando neste lugar. Se os vereadores que se ausentaram, não queriam votar no projeto que não votasse", frisou Priscila.

"Lamentar o individualismo e a maneira pequena que os companheiros vereadores tomaram a se ausentarem do Plenário.  Lamentar profundamente o individualismo o qual pessoas que se dizem ser conhecedoras da política da terra da onça e hoje mostra uma atitude pequena e irresponsável com uma única finalidade de prejudicar o povo.  O que a gente está votando aqui é a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2014 e os colegas se negam por questões acreditamos individualistas e políticas. Cada um faça uma reflexão das atitudes e do compromisso que cada um diz ter com o povo de Santo Antônio", disse Júnior Nogueira.


"Quando houve aquele problema comigo aqui da outra vez, os vereadores saíram em sala de aula pedindo desculpa que foi uma vergonha e isso não ia se repetir. Então, quero que eles amanhã vão pedir desculpa ao povo de Santo Antônio. Vá na rádio porque a palhaçada que eles fizeram hoje aqui foi maior que aquele dia. Vereador Audy falou ali que aqui está uma palhaçada. Palhaçada foi o que ele fez hoje aqui. Ele não sabe perder. Então, Audy foi uma vergonha o que você fez hoje aqui com os demais", afirmou Paitoco.


Com informações do Blog Os Amigos da Onça

Nenhum comentário:

Postar um comentário