sábado, 14 de dezembro de 2013

Prefeitura quer "Fan Fest" para cinco mil pessoas

Fan Fest será aberta a 5 mil pessoas

Na próxima semana, a Prefeitura do Natal participa de um encontro com representantes das doze cidades-sede da Copa 2014. Em pauta, estarão os ajustes e definições com relação ao evento denominado “Fifa Fan Fest”. Em Natal, a festa será realizada no Centro de Convenções, durante toda a competição, e contará com a participação de cinco mil pessoas por dia. Outros detalhes como atrações musicais, logística de segurança e transporte serão debatidos com a Fifa e Rede Globo durante o encontro no Rio de Janeiro-RJ.
Mas parte das informações foi debatida na manhã de ontem em reunião no Centro de Convenções. A administração do local recebeu a secretária adjunta de Planejamento das obras da Copa – vinculada à secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) –, Tereza Cristina Pires e a representante da secretaria Municipal de  Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), Rejane Oliveira.

A ideia é montar o palco principal do evento na área externa do Centro, ou seja, no estacionamento que tem visão para a praia de Ponta Negra. Outros áreas serão utilizadas para montagem de feira de artesanato local e outros serviços que serão oferecidos. “Tudo será discutido com a Fifa. Nossa ideia é essa, vamos apresentar argumentos para que tudo seja realizado como imaginamos”, disse Tereza.
O acesso ao local será restrito a cinco mil pessoas por dia. O evento deve começar às 13h e o encerramento por volta das 23h. A primeira edição do Fifa Fan Fest acontecerá no dia 12 de junho de 2014 e, a última apresentação, no dia 13 de julho, ou seja, serão 32 edições da festa. “Teremos festa mesmo nos dias em que não acontecerão jogos em Natal ou em outra cidade-sede. Serão cinco mil pessoas por dia. Todos terão oportunidade de participar”, explicou Nailson Dantas Azevedo,  diretor executivo do Centro de Convenções.

A forma de acesso ao local ainda não está definido. Inicialmente, não haverá distribuição de convites ou cadastro em algum site. A entrada será controlada por catracas. Por questões de segurança, há uma proposta de construção de novas saídas no Centro. “A intenção é criar mais rotas de fuga. São propostas que serão analisadas. Por enquanto,  estamos vendo as possibilidades”, disse Flávio Alexandre, presidente da Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur), responsável pela administração do local.

Atrações musicais

Algumas incógnitas ainda não foram desvendadas. A lista de atrações musicais, por exemplo, é mantida em segredo. Na reunião da próxima semana, uma proposta definida pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte) será analisada por representantes da Fifa e Globo. “Enviamos uma proposta. Nessa  próxima reunião, alguma definição será decretada”, disse o presidente da Funcarte, Dácio Galvão. Como o evento será realizado no período dos festejos juninos, é possível que algumas das atrações sejam bandas de forró.

Há informações de que nomes como Elba Ramalho, Roberta Sá, Waldonys, Zé Ramalho, Zeca Baleiro e Chico César estão na lista. Serão pelo menos 14 shows nacionais e 53 atrações locais. O valor do investimento para a realização da festa ainda é desconhecido. “Esse valor ainda não está consolidado. Algumas variáveis serão recalculados”, explicou Tereza.

Reunião

Além das representantes da Semopi e Sempla, o prefeito Carlos Eduardo também embarcará para a capital fluminense. O grupo quer apresentar as propostas e argumentos para consolidação da Fan Fest no Centro de Convenções. “Está tudo orquestrado para realização do evento nesse local, mas nada está assegurado. No entanto, temos muitos argumentos que embasam nossa escolha”, disse Tereza Pires.

Segundo Flávio Alexandre, a direção do Centro de Convenções está disposta a colaborar com o projeto. “Nós tínhamos alguns eventos marcados para os meses de junho e julho do próximo ano, mas já conversamos com alguns contratantes e vamos manter contato com outros. Além disso, vamos verificar a questão dos acessos e saída. É nossa prioridade a segurança dos torcedores”, colocou.

Outro ponto que será abordado diz respeito à locomoção da população até a Fan Fest. A Prefeitura irá disponibilizar dois circulares de linhas verde e azul que irão facilitar a saída dos clientes dos hotéis da Via Costeira e a chegada do público no evento.

O QUE Fifa Fan Fest

QUANDO

Passou a fazer parte da programação oficial da Copa do Mundo na Alemanha, em 2006, após o enorme sucesso de eventos públicos durante a transmissão de jogos realizados na Coreia, em 2002. O projeto foi ampliado para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul e foi realizado não apenas nas cidades-sede do país africano, mas estendido a outros locais do mundo, como o Rio de Janeiro. Ao todo, mais de seis milhões de fãs do futebol aproveitaram as atrações durante os 31 dias do torneio passado.



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário