domingo, 15 de dezembro de 2013

Peter O'Toole , o eterno ator de "Lawrence da Arábia", morre aos 81 anos. "Dou à profissão um adeus sem lágrimas e profundamente grato"

Imortalizado na história do cinema como o protagonista de "Lawrence da Arábia", de 1962, o ator irlandês Peter O'Toole morreu neste sábado (14) no Hospital Wellington, em Londres, aos 81 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas, segundo seu agente, O'Toole encarou uma dura batalha contra uma doença. Na década de 1970, ele havia superado um câncer no estômago.
Oito vezes indicado ao Oscar, o ator, que tinha declarado aposentadoria recentemente, ainda poderá ser visto em 2014 no longa "Mary", de Alister Grierson, ainda sem data de lançamento previsto.
Formado pela Royal Academy of Dramatic Art, em Londres, O'Toole fez sua estreia no cinema em 1959 em um pequeno papel. O sucesso viria três anos depois, quando foi escalado para o filme "Lawrence da Arábia" depois que Marlon Brando e Albert Finney recusaram o papel. Seu desempenho lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. Ele ganhou apenas um, mas pelo conjunto da obra, em 2003.
Ainda nos anos 60, Peter O'Toole estrelou os sucessos "O leão no inverno", de Anthony Harvey, ao lado de Katharine Hepburn, e "Adeus, Mr. Chips", no qual deu vida a um severo professor de latim. Nas décadas seguintes, marcou presença em "A classe dominante" (1972), de Peter Medak, e "O último imperador" (1987), de Bernando Bertolucci.
Seu último papel de destaque foi no filme "Vênus" (2006), de Roger Michell, em que interpretou Maurice, um ator veterano que precisa lidar com a questão do envelhecimento. A performance no longa lhe rendeu sua última indicação ao prêmio da Acadêmia. Ano passado, o ator anunciou aposentadoria.

"Dou à profissão um adeus sem lágrimas e profundamente grato", teria dito na ocasião.

O'Toole também teve um histórico de doenças e batalhas contra o alcoolismo ao longo da vida. Em 1976, passou por uma cirgurgia que o obrigou a retirar boa parte de seu pâncreas e do estômago, o que o deixou dependente de insulina. O casamento com a atriz galesa Siân Phillips, com que teve duas filhas, Patricia e a também atriz Annette O'Toole, foi marcado por brigas e crises de ciúme. Eles se divorciaram em 1979 após 20 anos de união.


Com informações (acima) de O Globo



Em Tróia, Peter O’Toole faz o papel de Priamo, o Rei de Tróia, que apesar de ser o maior inimigo do invencível Aquiles (Brad Pitt) é também o único Rei que Aquiles admira! Em Augustus, Peter O’Toole consegue ser ainda mais carismático do que é em Tróia e prova ser um dos mais completos atores de todos os tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário