segunda-feira, 14 de maio de 2012

Exportações do Rio Grande do Norte aumentam 28,9% em abril





Em alta, as exportações do Rio Grande do Norte apresentaram crescimento de 28,9% no mês de abril. Considerando a soma do quadrimestre, foram comercializados U$ 90,5 milhões contra U$ 64,8 milhões no mesmo período do ano passado.
Os dados preliminares divulgados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Comercial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) apontam a castanha de caju como o principal item da pauta de exportações, com a movimentação de U$ 15,5 milhões, seguido do melão, com U$ 13,7 milhões. O açúcar, terceiro item da pauta - depois de retornar este ano para a pauta das exportações – alcançou, até o momento, U$ 10 milhões.

O setor mineral também confirma sua expansão no mercado externo com as vendas de tungstênio (scheelita), granito e minério de ferro. Juntos, os produtos foram responsáveis pela movimentação de U$ 6,6 milhões e a expectativa é de que os números permaneçam positivos ao longo do ano.
Somente em 2011, o setor mineral atraiu R$ 1,5 bilhão em investimentos e iniciou as exportações de minério de ferro pelo Porto de Natal, o que deverá ampliar os números da atividade mineral no Estado, tanto em vendas internacionais como na geração de empregos.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, a diversificada economia do Rio Grande do Norte está vivendo um novo momento, no qual suas atividades potenciais podem aproveitar o cenário positivo para expandir os negócios e garantir presença no mercado nacional e internacional. "A política de desenvolvimento do Governo Rosalba Ciarlini trabalha para fortalecer as atividades da economia tradicional e garantir crescimento no Brasil e em outros países. A balança comercial do Estado, este ano, só tem apontado saldos positivos, o que mostra que estamos no caminho certo, e 2012 será um ano ainda mais próspero", destaca.

Importações - As compras de outros países registraram U$ 64,7 milhões, o que representa um crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O polietileno (U$7,8 milhões), trigo (U$ 7,6 milhões) e máquinas têxteis (U$6,1 milhões) lideram a pauta de importação. Argentina, Chile e Estados Unidos são hoje os principais países que abastecem os empreendimentos potiguares.
Com o início do funcionamento do Import RN - programa de apoio às importações e desenvolvimento portuário e aeroportuário - estes números serão ampliados, além do Rio Grande do Norte se transformar em uma das principais portas de entrada dos produtos importados pelo mercado brasileiro.


Fonte: Jornal Gazeta do Oeste/Femurn

Nenhum comentário:

Postar um comentário