terça-feira, 15 de maio de 2012

Atenção! Caern detalha conta de água para os consumidores.




População deve estar atenta a dados importantes sobre o controle da qualidade da água, número matrícula e telefones do escritório.


Você já verificou o que consta na sua conta de consumo de água/esgoto, além do total a pagar? Muitos clientes não têm a preocupação de verificar detalhadamente a fatura de pagamento. Visando o consumidor bem informado, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta para que a população leia a conta, para tomar conhecimento de dados importantes sobre o controle da qualidade da água, número matrícula e telefones do escritório, que constam na fatura e auxiliam ao cliente.

Na primeira parte, encontram-se os dados do cliente, com o número da matrícula, quantidade de economias (residencial, comercial, industrial ou público), situação dos serviços de água e esgoto, que podem estar ligado ou desligado e o número do hidrômetro, dados importantes para quando necessitamos ligar para o escritório de atendimento para tirar dúvidas ou solicitar algum serviço, acima deste campo pode-se conferir os dados da companhia, com endereço e telefones do escritório mais próximo de sua residência.

Abaixo, já no meio da fatura verifica-se discriminadamente o consumo de água, através da faixa de consumo onde constam o histórico, média de consumo, o número de dias consumidos e descrição da quantidade de água utilizada em metros cúbicos (M3) com os respectivos valores para cada M3.

Após você visualizar todo o detalhamento do seu consumo de água, a Caern oferece os dados de controle da água para o consumo humano, com os parâmetros permitidos e o valor obtido em sua residência. Uma novidade é que nas próximas faturas da sua conta de água constará o pagamento da conta referente ao mês anterior.

OS PARÂMETROS DE QUALIDADE


Turbidez
A turbidez é a presença de partículas em suspensão na água, deixando-a com aparência turva.

PH

O ph indica a acidez ou alcalinidade da água.

Coliformes totais
Os coliformes totais devem apresentar ausentes, porque indica a contaminação por bactérias provenientes da natureza.

Cloro
O cloro residual livre é o produto químico utilizado para eliminar as bactérias da água.

Nitrato
O nitrato é um tipo de sal proveniente de nitrificação do nitrogênio-amoniacal resultante da decomposição de resíduos orgânicos ou de adubações nítrico-amoniacais.

A Caern ainda orienta o consumidor para que guarde a suas faturas de consumo junto com o comprovante de pagamento, até a chegada do comprovante de quitação de débitos anuais que será entregue a partir do mês de maio para os clientes com todos os débitos do ano anterior quitados. A Caern já oferece este direito do consumidor, desde que a Lei nº 12.007 de 29/07/09 entrou em vigor. "Desde a vigência da lei a Caern fornece a quitação de débitos para os nossos clientes" destaca o Engenheiro José Dantas, assessor Comercial da Companhia.

O consumidor também poderá visualizar sua quitação no site da Caern através do link disponibilizado na área de Serviços On-line e a tabela de todos os serviços realizados pela Caern, onde também você pode tirar as dúvidas relativas a tarifas e serviços, entre eles a ligação de água e esgoto, inclusive com o custo de cada serviço para o consumidor.




Fonte: Nominuto.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário