sexta-feira, 18 de maio de 2012

Imagem mais profunda da galáxia de Centaurus A é feita




O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou uma nova imagem da galáxia de Centaurus A. O registro foi feito após um período de exposição de mais de 50 horas, conseguindo assim viabilizar a foto mais profunda já criada do local.
A imagem foi produzida com o instrumento WFI (Wide Field Imager) montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile. Ele utiliza filtros vermelhos, verdes e azuis, além de filtros especialmente concebidos para isolarem a radiação emitida pelo hidrogênio e oxigênio brilhantes.
A corpo cósmico é conhecido também como NGC 5128, uma galáxia elíptica peculiar e de grande massa, com um buraco negro supermassivo no seu centro, cuja massa equivale a cerca de 100 milhões de vezes que a do Sol.
Centaurus A está localizada a cerca de 12 milhões de anos-luz de distância na constelação do Centauro e distingue-se por ser a rádio galáxia mais forte do céu. Acredita-se que a matéria situada nas regiões centrais densas da galáxia chega a libertar enormes quantidades de energia à medida que cai em direção ao buraco negro.



Fonte: Band.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário