terça-feira, 11 de outubro de 2011

CAERN:Valor Econômico aponta Caern como uma das maiores empresas do Brasil e a 12ª em saneamento.


Por Assessoria Caern



A maior empresa pública do Rio Grande do Norte é também uma das mais importantes do país na área de saneamento básico. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) ocupa a 12ª posição no ranking nacional das empresas de saneamento, divulgado pela publicação "Valor 1000", editada pelo jornal "Valor Econômico", um dos mais influentes do país, do grupo Folha. Segundo o levantamento, a Caern está classificada entre as mil marcas mais consolidadas em 2010 no Brasil, ocupando a 850ª posição entre as maiores empresas brasileiras, entre públicas e privadas.

Para a revista "Sanear", informativo de circulação nacional que divulga as ações das empresas estaduais de saneamento, "a publicação é um referencial de boas práticas e modelos de gestão eficientes". Entre as mil empresas campeãs, em aspectos como Lucro Líquido, Rentabilidade do Patrimônio, Nível de Endividamento Geral e Crescimento Sustentável, estão 14 das 25 companhias estaduais. A Caern só perde para as companhias estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Goiás, Brasília, Ceará, Santa Catarina e Espírito Santo. De acordo com dados da revista Sanear, os critérios utilizados por "Valor 1000" tem a "chancela da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e da Serasa Experian, parceiras do Valor na publicação". Para obter a lista completa das mil empresas e o desempenho de cada uma, basta acessar www.valoronline.com.br.

INVESTIMENTOS

Para o diretor-presidente da Caern, engenheiro Walter Gasi, o resultado, que coloca a Caern em posição de destaque entre as maiores empresas de saneamento do Brasil, deve-se à prioridade dada pelo Governo do Estado ao setor. "Hoje a Caern já é a terceira maior empresa de saneamento do Nordeste e uma das Companhias brasileiras que mais realizam obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário do país, com um volume investido da ordem de R$ 822 milhões", ressalta.

Segundo Gasi, a notícia da inclusão da Companhia entre as mil maiores do país e a subida no ranking das empresas de saneamento para o 12º lugar, é uma demonstração de que "estamos no caminho certo, trabalhando muito para superar os baixos índices de atendimento registrados durante décadas". Ele ressaltou que vem cumprindo a determinação da governadora Rosalba Ciarlini para até o final do governo (2014), atingir a meta de cobertura com 80% de esgotos sanitários.

De acordo com o cronograma de obras da empresa, algumas em andamento e outras previstas para concluir no próximo ano, em dezembro de 2012 Natal passará de 34% para 52% de cobertura com coleta e tratamento de esgotos sanitários. Com o pleno funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos Dom Nivaldo Monte, no Baldo, todo o esgoto coletado em Natal, passará a ser tratado, ainda este ano. Com a conclusão de todas as obras em andamento ou a serem iniciadas, inclusive as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a Caern vai passar de 22% para 56%  até dezembro de 2013, o atendimento com coleta e tratamento de esgotos no Rio Grande do Norte.


Fonte: rn.gov.br

3 comentários:

  1. Ela pode ser a melhor, mas a água que nos oferece é de péssima qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Santo Antonio,tanto a água quanto os esgotos são muitos ruins.

    ResponderExcluir
  3. só lucro e mais lucro. Cadê os investimentos? É esgotos a céu aberto e água de má qualidade.

    ResponderExcluir