segunda-feira, 10 de outubro de 2011

China diz aos EUA que parem de pressionar sobre yuan



A China mandou um recado aos Estados Unidos hoje para que pare de pressionar o país com a votação no Senado norte-americano sobre um projeto de lei que tem o objetivo de punir o país asiático por suposta manipulação cambial.
A proposta inclui taxas retaliatórias às exportações chinesas se o valor do yuan for manipulado. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da China reiterou sua "firme oposição" ao projeto de lei. "A China... pede aos Estados Unidos que abandone o protecionismo e pare de pressionar a China usando legislação interna", disse.
O Senado dos EUA desafiou as reclamações da Casa Branca e a forte oposição da China e de grandes empresas para avançar com a legislação. A Casa deve votar o projeto na próxima semana.
Legisladores de ambos os partidos norte-americanos acusam a China de manter o yuan barato em relação ao dólar, dando a seus produtos uma vantagem de até 30% em relação aos americanos.
Mesmo que seja aprovado, o projeto enfrenta um futuro incerto na Câmara dos Representantes, onde o presidente John Boehner sinalizou que a legislação morrerá. As informações são da Dow Jones.

Senado americano vota na próxima terça projeto para taxar produtos chineses



Fonte: IG.COM



Nenhum comentário:

Postar um comentário