sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Com 4 Bilhões em caixa Brasil Foods prevê novas aquisições na América Latina


Empresa também projeta abrir uma processadora na China a partir de 2012



A Brasil Foods, maior exportadora mundial de carne de frango, pretende realizar novas aquisições na América Latina como parte de sua estratégia de internacionalização, disse nesta sexta-feira o vice-presidente de Assuntos Corporativos da companhia, Wilson Mello.
Segundo ele, a Brasil Foods, após adquirir duas empresas na Argentina, está buscando oportunidades para produzir e processar nos segmentos de frangos, suínos, bovinos e leite em outros países da região. "A América Latina está inserida em nosso plano de investimentos. A Argentina foi o primeiro passo e estamos buscando mais oportunidades", disse Mello, que evitou especificar em quais países a empresa está interessada.
A Brasil Foods conta com R$ 4 bilhões em caixa e baixo nível de endividamento, o que facilita seus planos de investimentos e acesso a financiamentos, disse o executivo.Esta liquidez deve aumentar depois que a empresa cumprir as vendas de ativos previstas pelo órgão antitruste brasileiro, o Cade, como condição para aprovar a fusão entre a Perdigão e a Sadia, que criou a companhia.
Mello evitou dar mais detalhes dos planos de crescimento na América Latina. "Buscamos países emergentes com uma economia crescente, com democracia e instituições sólidas e que tenham capacidade de crescer como o Brasil, a Argentina", disse.
"Buscamos oportunidades que tenham relação com nosso negócio. Não vamos sair do nosso 'core business'. Estamos buscando oportunidades na indústria de alimentos, basicamente na indústria de proteínas: frango, peru, suíno, bovino e leite", acrescentou.
A Brasil Foods teve lucro líquido de R$ 498 milhões  no segundo trimestre deste ano, 190% superior ao registrado em igual período do ano passado, puxado pela forte demanda interna. O plano estratégico da BRF, que controla cerca de um quarto do mercado global de aves, prevê duplicar o faturamento da empresa entre 2010 e 2015, através do crescimento orgânico e de aquisições.
A BRF tem plantas processadoras na Grã Bretanha, Holanda e Rússia. Em breve, abrirá plantas nos Emirados Árabes Unidos e prevê outra para a China a partir de 2012. Segundo ele, na joint venture com a companhia chinesa Dah Chong Hong, a BRF exportará matéria-prima para terminar o processamento de frangos e suínos numa fábrica local em parceria com o grupo chinês, que já tem o controle da distribuição no país.
"A ideia é que esta joint venture esteja operando, em fase inicial, em 2012, provavelmente no segundo semestre", acrescentou. Mello considera que a compra da Avex, maior produtor de frangos na Argentina, é um marco na estratégia da BRF, porque pela primeira vez a empresa começará a produzir fora do Brasil para atender o mercado doméstico e para exportar.
"É uma demonstração clara de que este processo é uma realidade que vai se tornar o cotidiano na vida da BRF", disse.
Mercado Interno
O executivo afirmou que a estratégia da companhia passa por um balanço entre os mercados interno e externo. "Sempre se cuidou para que as receitas tivessem origem no mercado interno e no externo", afirmou. Historicamente, esta participação fica entre 55% para o mercado interno e 45%  para o externo, variando em alguns momentos em até 60-40 %.
O executivo afirmou que a companhia tem conseguido administrar bem os custos mesmo em meio à forte alta dos insumos neste ano, sobretudo do milho.
"No processo de sinergia da fusão (Sadia-Perdigão), a empresa tem conseguido capturar sinergias e isso tem reduzido muito os custos. E isso permite que a companhia mantenha suas margens históricas", afirmou.
Cade
Com relação à venda de ativos, em cumprimento ao acordo firmado no Cade, o compromisso é concluir a operação até o final do primeiro semestre de 2012, prazo que deverá ser respeitado, segundo Mello. O banco BTG Pactual foi contratado para assessorar a BRF na operação.
Recentemente, analistas de mercado vêm elevando suas recomendações para a BRF, justamente pelos ganhos esperados em sinergias. "Já divulgamos as informações necessárias para despertar o interesse de potenciais compradores e agora estamos aguardando esta análise", afirmou. "Estamos com o processo andando e seguindo o curso natural", acrescentou.


Fonte: Portal  IG.COM/Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário