A expectativa era a de que a chuva chegasse a até 750 meteoros por hora, porém a International Meteor Organization (Organização Internacional de Meteoros) reportou apenas 450/hora relatados por observadores, e menos de 250 medidos pelas câmeras de observação.
A Draconids é causada pelo Cometa 21P/Giacobini-Zinner. A cada 6,6 anos, ele passa pela parte central do Sistema Solar, deixando para trás um caminho de poeira e filamentos. Todos os anos, no início de outubro, a Terra passa por essa rede de detritos, que entram na atmosfera e incandescem – formando a chuva de meteoros. Por enxergarmos os corpos como se viessem da constelação de Draco, os detritos do cometa 21P recebem o nome de Draconids.
Na maioria dos anos, a chuva é bem fraca, pois a Terra acaba passando entre os filamentos e os meteoros entram na atmosfera a uma velocidade muito baixa – apenas 20 km/h.
Este ano, a chuva foi apenas parcialmente visível no leste da África, Europa e Ásia – mas os observadores tiveram o brilho dos meteoros ofuscados pela lua cheia. Já nos Estados Unidos, era dia quando a Draconids caiu.
Segunda-feira, 10 de outubro de 2011 - 12h21
Nenhum comentário:
Postar um comentário