quarta-feira, 12 de outubro de 2011

China adverte para 'guerra comercial' após decisão sobre yuan



Senado dos EUA aprovou projeto que busca penalizar manipulação da moeda.
'China é bode expiatório para problemas internos dos EUA', afirma agência.





A aprovação no Senado dos Estados Unidos do projeto de lei que visa punir a China por manipular sua moeda é "uma distorção grave das regras da OMC", declarou nesta quarta-feira (12) o ministério chinês das Relações Exteriores.
"É uma distorção grave das regras (da Organização Mundial do Comércio), que não vai resolver os problemas da economia e do desemprego" nos Estados Unidos, mas que "bloqueará os esforços em prol de uma forte recuperação no mundo", destaca o site do ministério.
"O Senado americano criou uma verdadeira bomba-relógio capaz de provocar uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo", estimou a agência oficial Nova China.
"Como no passado, o Senado optou pelo remédio equivocado para curar um problema econômico crônico" nos EUA, afirmou a agência, em referência ao superávit comercial chinês com os Estados Unidos.
Os senadores americanos "fazem da China um bode expiatório dos problemas internos do país antes das eleições presidenciais do próximo ano", denuncia a agência.
O Senado americano aprovou nesta terça-feira (11) um projeto que busca penalizar a Chinapor manipular o valor do yuan para inflar suas exportações.
Com o projeto, os senadores buscam levar o Tesouro a acusar formalmente Pequim de manipular sua moeda, e prevêem sanções.


Fonte: Globo.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário