sábado, 3 de março de 2012

Ventos do RN atraem General Eletrics (GE)


GE, em parceria com a Bionergy, lançou no Estado o primeiro empreendimento exclusivamente privado do país.


Os ventos do Rio Grande do Norte atraíram a multinacional americana General Eletrics, que, em parceria com a Bionergy, lançaram em Guamaré o primeiro parque eólico exclusivamente feito com recursos privados.

"Há alguns anos um acordo como esse era uma heresia no mercado brasileiro pois a energia eólica era cara, mas isso mudou", comentou ao Brasil Econômico Sérgio Marques, presidente da Bioenergy.

As unidades Miassaba 2 e Aratuá 1 somam no total 28,8 megawatts (MW) de potência, capacidade suficiente para gerar energia para uma cidade com 70 mil residências.

Até 2014, a Bionergy mantém projetos na área em fase de implementação no Brasil de 172,8 megawatts no total e que somam R$ 620 milhões de investimentos. Já a participação da GE na iniciativa marca a entrada da multinacional em projetos eólicos na América Latina.

Nas duas usinas, serão utilizadas 18 turbinas da empresa do modelo GE Wind 1.6-82.5 MW. "A companhia escolheu o Brasil como mercado prioritário e vamos fazer do país uma base para nossa atuação em todo o mercado latino-americano", diz Jean Claude Robert, diretor de negócios para a América Latina da GE.

A empresa já tem em contratos um total de 1,4 gigawatts (GW) no país em projetos na ordem de US$ 2 bilhões.

Estado modelo

“A iniciativa segue uma tendência de ter um número cada vez maior de projetos de energia eólica e o estado líder na área é o rio grande do norte, que tem uma participação de 35% do mercado”, cita a reportagem do Brasil Econômico.

Com a inauguração das unidades Miassaba 2 e Aratuá 1, a região soma um total de 20 parques em operação de um total de 80 projetos, sendo que os 60 restantes estão em fase de implementação.

Foi aqui, a propósito, que a Bioenergy montou há dez anos sua primeira torre de medição para obter as condições de energia da região.


Fonte: Nominuto.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário