quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PRONATEC: Sancionado



Wellington Dias comemora sanção da lei que cria o Pronatec 
Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (26), o senador Wellington Dias (PT-PI) comemorou a sanção presidencial ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que considera "a maior reforma da educação profissional já feita no Brasil". O parlamentar destacou a importância da formação de jovens e adultos para o desenvolvimento do país e apoiou os objetivos do Pronatec de expandir a oferta de cursos profissionalizantes.
- O programa vai oferecer 8 milhões de vagas até 2014 em cursos de formação técnica e profissional para estudantes do ensino médio das escolas públicas e trabalhadores. Para isso, serão investidos R$ 24 bilhões - informou.
Wellington Dias salientou os planos de construção de 208 unidades de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, além de 176 escolas técnicas estaduais e a reforma de 543 escolas existentes. O senador disse ainda que o Pronatec também inova pela reserva de vagas para beneficiários do programa Brasil Sem Miséria e pela concessão de bolsas para formação profissional de estudantes de ensino médio e trabalhadores em busca de qualificação, além da ampliação do alcance do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o ensino médio.
O parlamentar considerou o lançamento do programa como "uma resposta a uma necessidade do Brasil".
- O Brasil já tinha a sua rede de ensino superior e, agora, consolida uma grande rede voltada para o ensino técnico - disse.
'Royalties'
Em seu pronunciamento, Wellington Dias disse ainda que a proposta de redistribuição dos royalties do petróleo não é "desse ou daquele estado, mas de todo o Brasil". Ele
afirmou que a proposta buscou evitar o desequilíbrio entre estados produtores e não-produtores.
- Tenho certeza de que haveremos, na Câmara, de melhorar ainda mais essa proposta e a veremos aprovada para as atuais e futuras gerações - disse o senador.
  
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário