quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Caern analisa qualidade da água fornecida em 15 municípios do RN


Mossoró e mais 14 municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) na região Oeste passaram em outubro pela análise semestral de qualidade da água, coordenada pelo Laboratório Central da empresa estadual de saneamento. O resultado final deverá ser conhecido na segunda-feira (31). O trabalho leva em consideração a água presente em poços e adutoras que abastecem as cidades com o exame de 55 amostras coletadas pelos técnicos da Caern até 12 de outubro. Também integram este levantamento científico as cidades de Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Janduís, Messias Targino, Patu, Tibau, Triunfo Potiguar e Upanema.

Ederson William de Figueiredo Nunes, biólogo e chefe do Laboratório Central da Companhia, destaca que o período atual é mais seco em comparação com a primeira análise realizada este ano, naquela regional, em abril, a qual ainda estava compreendida na estação de inverno. “Durante os exames em nossa unidade, são observados e checados todos os aspectos ligados a parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos, sempre em atenção à Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde”, enfatiza o biólogo em referência as regras de abragência nacional a respeito das condições necessárias à potabilidade da água no país. A Caern analisa as águas bruta, tratada e em caixas elevadas existentes em cada cidade.

Mensalmente, chama a atenção o chefe do Laboratório, cada unidade regional da Companhia de Saneamento realiza exames na água distribuída a creches, escolas, hospitais, prédios públicos e algumas residências. A medida visa garantir o constante monitoramento do líquido. Essas informações são, posteriormente, publicadas nas contas de consumo mensais entregues aos clientes da Caern. “Em novembro, nossa atenção estará voltada para a Regional de Pau dos Ferros, na qual iremos checar a qualidade da água fornecida a 35 cidades e quatro distritos”, antecipa Ederson.

O biólogo lembra ainda que todos os anos, até 15 de março, a Caern publica o balanço da quantidade de análises feitas nas sete regionais da empresa espalhadas pelo Rio Grande do Norte. No momento, por exemplo, está disponível o Relatório Anual 2011 – com os dados referentes ao ano anterior. Há a possibilidade de ver os dados município a município dentro da área de cada regional. Para acessá-los basta entrar no site da empresa (www.caern.com.br), clicar no item “Qualidade da Água” e escolher o ano que se quer pesquisar, a partir de 2008. Lembrando que o relatório será sempre relacionado ao ano anterior. Portanto, o Relatório Anual de 2012 vai apresentar os dados de 2011.


Fonte: Dn online

Nenhum comentário:

Postar um comentário