domingo, 23 de outubro de 2011

MS transforma toda superfície em touchscreen


São Paulo- A Microsoft Research anda investindo em pesquisas com superfícies touchscreen.
Depois de um sistema sensível ao toque através da roupa, a MS demonstrou um protótipo que transforma qualquer superfície em uma tela touchscreen.

O OmniTouch é um projetor alocado no ombro que permite input gráfico, sensível ao toque e interativo em qualquer material – uma mesa, uma parede ou seu braço.

Imagine poder abrir e-mails do seu smartphone na mesa, com uma superfície grande para digitar; ou ainda usar algum aplicativo ou joguinho em uma superfície bem maior do que a tela do seu celular?
O projeto foi desenvolvido por Chris Harrison, da Universidade Carnegie Mellon, Hrvoje  Benko e Andy Wilson.  Ele usa uma nova combinação de projetores a laser e câmeras sensíveis à profundidade – um equipamento ainda me fase de testes, criado pela PrimeSense.
Uma vez que a câmera e o projetor estejam calibrados,  o sistema funciona de forma parecida ao Kinect, o sensor de movimentos para Xbox 360 da Microsoft: a câmera reporta profundidades e o projetor mostra uma imagem sempre em foco.
Um detalhe curioso: como o sistema interpreta todas as superfícies como possíveis “telas”, a equipe teve que definir a forma de um dedo, diferenciando-o de outros objetos. Dessa forma, os dedos podem ser usados para interagir, e não são interpretados como uma possível superfície. Já o toque é entendido como uma aproximação do dedo na projeção.
Embora o protótipo ainda seja grande, os pesquisadores afirmam que não há barreiras físicas que impeçam sua diminuição. O OmniTouch poderia ser do tamanho de uma caixa de fósforos, e fácil de usar como um pingente ou colar.


Fonte: Info.abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário