quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Elementos da vida são achados no espaço: Compostos orgânicos



São Paulo- Cientistas descobrem a existência de compostos orgânicos complexos no espaço e podem ter que repensar a existência de condições propícias à vida no Universo.
Em um trabalho publicado hoje na Nature, Sun Kwok e Yong Zhang, da Universidade de Hong Kong, reportam que compostos orgânicos muito complexos, que costumavam ser associados, obrigatoriamente, à presença de vida, são abundantes e presentes normalmente no espaço entre as estrelas.

Utilizando dados de dois instrumentos da Nasa, o Infrared Space Observatory e o Spitzer Space Telescope, os pesquisadores mostraram que substâncias comumente achadas no Universo contém uma mistura de compostos aromáticos (em forma de anéis) e alifáticos (em forma de corrente). Esses compostos são tão complexos que suas estruturas químicas lembram aquelas do carvão e do petróleo. A grande questão é que ambos são vestígios de vida antiga, logo, acreditava-se que esse tipo de matéria orgânica surgisse somente com a existência de organismos vivos.
A descoberta da equipe, no entanto, sugere que os compostos podem ser sintetizados mesmo sem a presença de vida.
A pesquisa começou com uma investigação sobre uma série de emissões infravermelhas detectadas em estrelas, no espaço interestelar e em galáxias. A assinatura espectral  desses corpos era explicada pela existência de moléculas orgânicas simples, feitas de átomos de carbono e hidrogênio, chamadas Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (PAH).
As observações de Kwok e Zhang, no entanto, mostraram que o espectro possui características que não podem ser explicadas pelas moléculas PAH. No lugar, a equipe propõe que as substâncias que geram essas emissões são muito mais complexas.
Quando a dupla analisou o espectro da poeira formada da explosão de estrelas, notou que estes astros estão produzindo compostos complexos semanalmente – e ejetando-os  no espaço. 
Ainda mais interessante foi a constatação de que esta poeira orgânica é similar, em sua estrutura, à compostos complexos achados em meteoritos na Terra. Sabe-se que meteoritos, cometas e asteroides são vestígios do antigo sistema solar – e se a poeira interestelar possui características semelhantes a corpos achados na Terra, é possível pensar que outras estrelas enriqueceram nosso sistema com compostos orgânicos.
Uma vez que a Terra primitiva provavelmente foi bombardeada por cometas e asteroides ao longo de sua história, é possível que compostos originados por outras estrelas tenham chegado até aqui. Se esses compostos tiveram papel na origem ou desenvolvimento da vida, ainda é um mistério. Mas, quem sabe, não sejamos, todos, afinal, apenas poeira das estrelas?



Portal infoabril.com

Um comentário:

  1. Põ! o cara posta sozinho e ainda diversifica as postagens. Parabéns! Gosta muito desse blog.

    ResponderExcluir