terça-feira, 23 de agosto de 2011

Moody's rebaixa nota da dívida do Japão

23/08/2011 20h31 - Atualizado em 23/08/2011 20h57

Terremoto e tsunami atrasaram a recuperação após a recessão de 2009.
'Perspectivas para o crescimento econômico são fracas', diz agência.


A agência de classificação de risco Moody’s reduziu, nesta quarta-feira (horário local), a nota da dívida soberana do Japão, de Aa2 para Aa3, com perspectiva estável, citando como justificativa o grande déficit orçamentário do país e as dívidas acumuladas pelo governo japonês desde a recessão mundial em 2009. Com isso, a Moody's afirmou ter concluído a revisão do rating do Japão, iniciada em 31 de maio, quando foi colocado em revisão para rebaixamento.
Na classificação da Moody's, Aa3 é o quarto degrau, ainda dentro da categoria dos países com grau de investimento, com qualidade alta e baixo risco de não pagamento.
"Ao longo dos últimos cinco anos, as mudanças frequentes na administração impediram que o governo implementasse estratégias econômicas e fiscais de longo prazo e políticas eficazes e duráveis", disse a agência.
"O terremoto e o tsunami de 11 de março e o subsequente desastre na usina nuclear Daiichi, em Fukushima, atrasaram a recuperação da recessão mundial de 2009 e agravaram as condições deflacionárias. As perspectivas para o crescimento econômico são fracas" e dificultam a capacidade do Japão para atingir as metas de redução nos déficits e implementar reformas tributárias e sociais, acrescentou.
A Moody's afirmou também que, segundo as estimativas oficiais, os déficits orçamentários anuais do Japão até 2015 devem ser iguais ou superiores a 7% do Produto Interno Bruto (PIB), superando as taxas de crescimento nominal da economia "e contribuindo para o aumento inexorável na relação dívida/PIB".
Entenda a avaliação de risco de investimento
A avaliação de risco de investimento é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado em que eles escolhem para aplicar seu dinheiro.
A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em questão. A classificação da Moody’s tem 21 categorias.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário