quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nave russa com suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), explode.

Fragmentos do cargueiro Progress caíram na Sibéria
iG São Paulo | 24/08/2011 13:52


O cargueiro Progress que transportava suprimentos para seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional não conseguiu alcançar a órbita e pegou fogo na atmosfera nesta quarta-feira (23), lançando destroços sobre a Sibéria, informou a agência de notícias local Interfax.
"O cargueiro espacial Progress, que se desviou da órbita prevista, caiu no distrito Choiski, na República de Altai", indicou a fonte à agência "Interfax".Aparentemente a nave caiu "em uma área descampada, longe de áreas povoadas e, segundo dados preliminares, não houve nem incêndio, nem feridos". Mais cedo, a Agência espacial russa Roskosmos confirmou que o cargueiro russo Progress M12-M não havia alcançado sua órbita. "Segundo dos dados preliminares, houve uma falha no sistema de motores", acrescentou a Roskosmos.

O cargueiro foi lançado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Ele seria acoplado à Estação Espacial Internacional na próxima sexta-feira. A nave carregava 2,9 toneladas de comida e combustível para a ISS. A Estação Espacial Internacional tem suprimentos de comida para mais dois ou três meses.
A Rússia perdeu contato com a nave, que transportava uma carga para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), poucos minutos após seu lançamento.
O artefato, cuja separação estava prevista para as 17h09 de Moscou (10h de Brasília), não atingiu a órbita correta devido a uma falha nos motores do foguete portador Soyuz-U, segundo a agência oficial "RIA Novosti".

Fonte: Ig.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário