sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fique por dentro do WAP


O QUE É WAP?


WAP (sigla para Wireless Application Protocol, em português Protocolo para aplicações sem fio) é um padrão internacional para aplicações que utilizam comunicações sem fio (Internet móvel), como por exemplo acesso à Internet a partir de um telefone móvel. WAP foi desenvolvido para prover serviços equivalentes a um navegador Web com alguns recursos específicos para serviços móveis. Em seus primeiros anos de existência, sofreu com a pouca atenção dada pela mídia e tem sido muito criticado pelas suas limitações.

Aplicações

WAP é um protocolo criado para serviços móveis tais como PDAs e telefones móveis com o intuito de permitir que eles acessem a Internet. Antes de sua criação, empresários e homens de negócios em geral tinham dificuldades de sair de seus escritórios pois assim podiam deixar de ler um e-mail importante ou de aproveitar alguma oportunidade na bolsa de valores. Além deles, havia quem quisesse saber os resultados da rodada do campeonato de seu esporte favorito mas não tinha acesso a um terminal. Com a criação do WAP, (que consiste numa série de protocolos menores combinados) tudo isso mudou. O WAP permite que seus usuários enviem e leiam e-mails, consultem preços, leiam as últimas notícias, entre outros serviços.

Especificações Técnicas

A linguagem primária da especificação do WAP é o WML (Wireless Markup Language, ou Linguagem de Marcação para comunicações sem fio) que foi desenvolvida para uso em dispositivos de mão, com funções específicas para telefonia e seguindo os padrões XML.

O grupo oficial de desenvolvimento do WAP era conhecido como WAP Forum, que veio a se tornar a OMA (Open Mobile Alliance), que virtualmente engloba todo o desenvolvimento futuro em serviços de dados sem fio.

WAP 2.0

A nova versão do WAP, a WAP 2.0, é uma re-engenharia do WAP usando XML. Alguns especialistas afirmam que a próxima geração WAP convergirá e será gradativamente substituída por acesso Web real para dispositivos de bolso. Se esta nova geração (Wireless Internet Protocol) continuará a ser referida como WAP ainda será decidido. XHTML Basic, um subconjunto do XHTML, é feito para trabalhar com dispositivos móveis.

WAP Push

WAP Push, disponível desde a versão 1.2 do WAP, vem sendo incorporado à especificação para permitir que o conteúdo WAP possa ser acessado pelo usuário com um número mínimo de operações. WAP Push funciona como uma mensagem curta (SMS) que inclui links para um endereço WAP. Ao receber um WAP Push, o dispositivo de mão oferecerá opções ao usuário em um menu, que facilita o acesso ao conteúdo.

Situação Comercial

Fracasso?

WAP quando foi desenvolvido pretendia ser o "WWW" para tecnologias móveis. Entretanto, o que aconteceu foi um distanciamento da Web HTML / HTTP, o que deixou os usuários apenas com o conteúdo nativo WAP e Web-to-WAP. O sistema de tarifação do WAP também é muito criticado, pois nele os usuários tem que pagar pelos minutos de uso, não importando o tráfego de dados. O que aconteceu foi que o WAP foi superestimado na época de sua introdução, criando uma expectativa de que atingiria o mesmo desempenho que a Web. O que se viu de fato foi um serviço lento, de difícil operação, visualmente pouco atraente e com falhas operacionais. Este conjunto de problemas acabaram rendendo ao WAP piadas quanto ao significado real de sua sigla, tais como Worthless Application Protocol (Protocolo de Aplicações sem Valor) e Wait And Pay (Espere e Pague)

As principais razões que levaram ao fracasso inicial do WAP foram o preço e suas restrições. Mesmo com o seu barateamento com a introdução do GPRS (também mais tarde o CDMA2000) e com o enriquecimento de conteúdo graças à abertura à Internet por parte das operadoras de telefonia móvel, o WAP ainda não decolou.

Sucesso?
Apesar de tudo, o WAP tem atingido um grande sucesso no Japão. Enquanto a maior operadora móvel local, a NTT DoCoMo, claramente deixou de lado o WAP para adotar seu próprio sistema i-mode, as operadoras concorrentes KDDI, (au) e Vodafone Japan vem obtendo sucesso com o WAP. Em particular, serviços como o Sha-Mail da J-Phone e o Java (JSCL), assim como chakuuta/chakumovie (riêngtone song/ringtone movie) da au são baseados em WAP.

Os celulares mais novos já possuem browsers WAP internos com suporte a HTML, até mesmo download de figuras estipuladas no código-fonte do website. Ainda mais recentemente, surgiu o Opera Mini, browser WEB/WAP muito mais completo e com ótimo suporte.


Fonte: clickinformacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário