quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vacinação


Crianças devem se vacinar contra a pólio e o sarampo neste sábado.

Dia 13/08/2011 17:33:


 
O Sistema Único de Saúde (SUS) promove, neste sábado (13), o Dia D de mobilização da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o sarampo. No Rio Grande do Norte, foram distribuídas 375.225 doses da vacina contra a paralisia infantil, para um total de 241.152 crianças nessa faixa etária. No caso do sarampo, foram destinados 350.640 doses da vacina tríplice viral. Meninos e meninas devem ser novamente levados aos postos, para tomar duas gotinhas. Em todo o país, a meta é imunizar 95% das 14.148.182 crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Em 2011, a segunda fase da Campanha Nacional chega com novidade no RN e mais dezoito estados, entres eles o Distrito Federal. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins. A partir deste sábado, todas as crianças com idades entre 1 ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser imunizadas contra o sarampo, inclusive aquelas que já foram vacinadas anteriormente.

Poliomielite

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Sarampo

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção. 

 DIARIODENATAL.COM.BR 

Um comentário: