terça-feira, 6 de março de 2012

Inframérica adianta projetos e deve entregar aeroporto antes da Copa


Grupo privado antecipou prazos e tornou mais concreta a possibilidade de entregar equipamento em abril de 2014.


O jornal Valor Econômico desta terça-feira traz uma longa matéria sobre as condições do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O texto destaca que "enquanto os vencedores do último leilão de aeroportos se empenham para entregar as documentações necessárias e homologar o resultado da disputa, a primeira concessão do governo Dilma Rousseff no setor já começa a ganhar forma".

O contrato de concessão permite o início das operações até novembro de 2014, mas a Inframérica, sociedade formada pela argentina Corporación América e pela brasileira Infravix, espera cumprir o objetivo antes disso - a meta é inaugurar oficialmente o aeroporto em abril. A intenção da concessionária é aproveitar a demanda existente no Mundial de futebol, já que Natal é uma das cidades-sede.

O texto enfatiza a pressa do grupo em preparar o aeroporto de São Gonçalo explicando que a ordem de serviço foi emitida pela Anac em 18 de janeiro e abriu-se um prazo de seis meses para a apresentação do projeto básico de engenharia. Ainda assim, o grupo privado quer entragá-lo até o fim deste mês.

O empreendimento deverá ser erguido em duas etapas. Ao fim da primeira, que tornará o aeroporto operacional, o investimento aplicado será de R$ 404 milhões. As obras visam atender a uma capacidade de 6,2 milhões de passageiros por ano - demanda que existirá, segundo estimativas da Infraero, apenas no ano de 2024.

"De acordo com Wilson Vieira, vice-presidente da Infravix, uma das principais características do projeto é a chamada reversibilidade de terminais. Quando os voos internacionais responderem pela maior parte da demanda, a área doméstica poderá ser usada. Outro trunfo do terminal é o desembarque e o embarque em dois andares diferentes - algo que hoje só se pode observar em poucos aeroportos no Brasil", explica o texto.

Estrutura

O terminal de passageiros prevê 45 balcões de check-in, dez quiosques de auto-atendimento, cinco esteiras de restituição de bagagem e pátio de aeronaves com oito pontes de embarque (fingers). Haverá mais dez posições remotas para o estacionamento dos aviões. Além desses dois andares, outros dois pisos intermediários serão configurados para abrigar áreas técnicas e escritórios, somando 40 mil metros quadrados de construção.


Fonte: Nominuto.Com

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