sexta-feira, 9 de março de 2012

Emparn prevê chuva forte em todo o estado até a próxima sexta-feira



Após as fortes chuvas que atingiram a capital potiguar na manhã desta sexta-feira (9), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) alerta para  precipitações durante toda a semana. A previsão é de chuva intensa em todo o Rio Grande do Norte por pelo menos sete dias. 

Segundo Gilmar Bistrot, meteorologista da Emparn, ainda não se sabe quantos milímetros foram registrados na chuva que teve início na madrugada de ontem. Ainda de acordo com o meteorologista, a grande incidência de chuvas se alastra por toda a faixa litorânea do estado.


Final de semana  com céu variando entre nublado a parcialmente nublado e ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado devido a atuação de instabilidades da Zona de Concergência Intertropical (ZCIT). Lembrando que ao longo da faixa litorânea leste as chuvas se concentrarão mais durante a madrugada e pela manhã, enquanto que no interior as chuvas ocorrerão durante o período da tarde e poderão ocorrer acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas.


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte à defesa civil do Rio Grande do Norte.

Nesta sexta-feira e até a próxima madrugada (16 e 17), áreas de instabilidade vindas do oceano atingem o estado. 

Alerta-se que, em alguns momentos, as pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas. 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. 

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.





Fonte: Tribuna do Norte/Nominuto/Emparn

Nenhum comentário:

Postar um comentário