quarta-feira, 7 de março de 2012

Maior maré alta do ano interrompe obras no calcadão de Ponta Negra



As obras de recuperação do calçadão da orla de Ponta Negra, iniciadas no começo da semana passada, foram interrompidas logo após a confirmação de que a maré prevista para ocorrer nesta quinta-feira será a maior do ano. Sinônimo de apreciação para muitos, o mar avança e vem destruindo cada vez mais um dos principais cartões postais do estado. Todo o percurso do calçadão apresenta sinais de destruição. Em alguns lugares os buracos no calçadão são tão grandes que chegaram a tomar conta de pelo menos metade da via de passagem.

Já em outros locais, as escadarias de acesso à praia já não existem mais. Em seus lugares, entulhos e sacos de areia representam uma adaptação de acesso a praia e tudo, ao que parece, deixará de existir ainda nessa semana quando a maré chegará em seu maior nível, podendo levar todo o resto da estrutura do calçadão.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) declarou que a interrupção foi uma medida emergencial, tomada para evitar um trabalho desnecessário, já que existe uma grande possibilidade de mais deterioração nos pontos destruídos durante a maré alta desse mês. Os trabalhos serão reiniciados na manhã de sexta-feira. Dez homens serão responsáveis pela manutenção dos pontos destruídos nos próximos três meses.

Lixo

Um problema que vem desagradando moradores, comerciantes e turistas é o odor do lixo na orla de Ponta Negra, na altura do Morro do Careca. Apesar da coleta regular, os comerciantes reclamam da falta de limpeza da orla e das caçambas de lixo, o que acaba prejudicando diretamente o comércio, já que a maioria dos comércios nessa região é composta por restaurantes.

Para o comerciante Antônio Sebastião, a situação em que a orla de Ponta Negra se encontra equivale a uma "fossa a céu aberto". "Não tem um dia que um cliente não reclame do cheiro ruim da praia. Eles só continuam a vir aqui porquê a praia é muito bonita", completa.

A turista Luzia Rosa está hospedada em um hotel de Ponta Negra há uma semanae declarou que, apesar da beleza da praia, a falta de limpeza a deixa desmotivada a continuar no local. "A gente vem à praia para curtir. Mas não tem como almoçar e sentir esse cheiro ao mesmo tempo".

Coleta

O diretor-presidente da Urbana, João Bastos, declarou que tanto a coleta de lixo das ruas de Ponta Negra, como a coleta da orla da praia estão regulares, sendo a coleta de lixo da orla feita três vezes por dia. Segundo o secretário, até a data de ontem, nenhuma reclamação chegou até a companhia de limpeza e que agora será feita uma verificação sobre a situação da orla. Caso sejam constatado os problemas, os mesmos serão corrigidos "o mais rápido possível". 


Fonte: Dn Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário