terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Wikipedia sairá do ar por 24h para barrar o Sopa (Stop Online Piracy Act)





SOPA: Stop Online Piracy Act (Lei de combate  a pirataria online)


Nova York - A Wikipédia, conhecida enciclopédia online editada por meio de um sistema comunitário, retirará do ar seu site de língua inglesa por 24 horas a fim de buscar apoio contra a proposta de legislação anti-pirataria que seu fundador Jimmy Wales diz ameaçar o futuro da Internet.
O serviço norte-americano será a marca de maior renome a fazer parte de uma crescente campanha que terá início às 3 horas de quarta-feira (horário de Brasília). Seus membros retirarão seu conteúdo do ar de modo a permitir aos visitantes apenas visualizar conteúdo sobre os polêmicos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect Intellectual Property Act (PIPA).
A informação disponível encorajará os leitores da Wikipédia a entrar em contato com um membro do Congresso do local em que residem para pedir que ele vote contra as propostas de lei. Outros sites menores que lideram a campanha são o Reddit.com e o Cheezburger.
"Essa é uma legislação escrita atrapalhadamente e que representa um perigo à Internet aberta", disse Wales em entrevista.

A decisão de retirar o site do ar foi tomada em uma votação entre os membros da comunidade de contribuintes e de editores da Wikipédia, disse Wales. A versão de língua inglesa da enciclopédia recebe mais de 25 milhões de visitantes diários de todo o mundo, de acordo com dados fornecidos pela empresa de pesquisa de mercado comScore.
As propostas de lei colocam empresas de tecnologia como Google e Facebook contra aqueles que apoiam as medidas, grupo que inclui estúdios de Hollywood e selos de música, que dizem que a legislação é necessária para proteger a propriedade intelectual e empregos.


Twitter se recusa a protestar contra o Sopa
São Paulo - Dick Costolo, CEO do Twitter, afirmou que não irá tirar a rede social do ar em protesto contra o projeto de lei americano contra a pirataria na internet (Sopa, stop online piracy act).
"Seria tolice interromper um serviço global em função de uma questão política de uma única nação", escreveu Costolo em seu perfil na rede.
A afirmação foi uma resposta a questionamentos de usuários do serviço, que indagavam se o Twitter seguiria o exemplo da Wikipédia, que promete tirar do ar sua página em inglês nesta quarta-feira como forma de protestar contra o projeto de lei.
A "tolice" indicada por Costolo pareceu uma crítica do chefe do Twitter à Wikipédia. Isso leveu o CEO a acrescentar um esclarecimento: "Eu me referia apenas à sugestão de tirar o Twitter do ar, não à decisão da Wikipédia." Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, concordou.
Outros serviços de peso da internet já se mostraram contrários ao Sopa. É o caso de Google, Facebook e Amazon. Ainda não está claro, contudo, se eles também vão interromper seus serviços.
Entenda o caso - • De acordo com o projeto de lei americano, devem ser bloqueados nos EUA sites estrangeiros que abrigam conteúdos que infrinjam as leis de direitos autorais – como cópias ilegais de vídeos, músicas e fotos.
• O bloqueio deve ser feito inclusive por serviços de busca, como o Google, e de pagamento eletrônico, como o PayPal. A publicidade nos sites estrangeiros infratores também deve ser cancelada.
• Wikipedia, Google, Twitter, Facebook e Amazon se opõem ao projeto: eles alegam que o Sopa pode introduzir na rede censura e entraves à inovação.
• Casa Branca: o governo americano defende o respeito aos direitos autorais, mas também diz que o Sopa pode prejudicar a liberdade de expressão e a inovação.
• O projeto de lei conta com o apoio da indústria de entretenimento (estúdios de cinema, gravadoras, conglomerados de mídia), que acusa os sites de violar direitos autorais e exibir ilegalmente seus conteúdos.
http://ads.abril.com.br/RealMedia/ads/adstream_lx.ads/infoexame/plantao/788961685/Bottom/AbrilDefault/default/empty.gif/757741746d6b3856366b554142545a50


Fonte: Info.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário