domingo, 15 de janeiro de 2012

Naufrágio do Costa Concórdia no Mar Tirreno (Oeste da Itália)

Fonte:G1.Com
Barco passa em frente do Costa Concórdia na manhã deste domingo (15) (Foto: AP)Barco passa em frente do Costa Concórdia na manhã deste domingo (15) (Foto: AP)
mapa naufragio italia vale esta (Foto: Arte G1)

O Navio chocou-se contra uma rocha, encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, região central da Itália, teve seu casco quebrado, virou e ficou parcialmente submerso.
O acidente ocorreu a cerca de 40 quilômetros do continente, muito perto da ilha de Giglio.
Havia 53 brasileiros a bordo -47 passageiros e 6 tripulantes-, mas não há notícias de brasileiros entre os mortos, feridos ou desaparecidos, segundo o Itamaraty.
A empresa Costa Cruzeiros, por intermédio de sua assessoria de imprensa no Brasil, deixou disponíveis os seguintes números de telefone para informações sobre os brasileiros, em São Paulo: 55-11-2123-3673 e 55-11-2123-3679.
O comandante do Costa Concordia, o italiano Francesco Schettino, foi detido e interrogado pelo procurador-chefe da localidade, Francesco Verusio.
Antes de ser detido, o comandante Schettino declarou que "segundo a carta náutica, deveria haver profundidade suficiente" no local onde ocorreu o acidente.
Segundo testemunhas, o comandante Schettino foi um dos primeiros a abandonar o próprio navio.
Em entrevista à TV italiana neste domingo, ele negou as acusações e disse que foi o último a deixar o navio.
No total, 12 navios e 9 helicópteros foram mobilizados para verificar se há alguém no mar, segundo o porta-voz da capitania de Livorno, Emilio Del Santos.
A capitania de Livorno, o maior porto da Toscana, anunciou a abertura de uma investigação sobre a causa do acidente e como os passageiros foram resgatados.
A "caixa-preta" do navio, dispositivo com o registro da sua trajetória, já foi encontrada e está sendo examinada. Francesco Verusio, procurador-chefe de Grosseto, disse que o exame deve estar pronto em dois dias.

Arte Costa Concordia (Foto: Arte G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário