quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Posso usar o FGTS para dar entrada em um imóvel na planta? Tire essas e outras dúvidas sobre compra de imóveis

Imagem Ilustrativa

É possível usar o dinheiro do FGTS para da entrada em um imóvel na planta? É seguro comprar imóveis por meio de leilões? O advogado especializado em direito imobiliário Tiago Antolini tira essa e outras dúvidas sobre a compra da casa própria.Leia mais sobre imóveis ou mande sua pergunta.





  • Posso financiar um imóvel diretamente com a Caixa Econômica Federal, sem imobiliária como intermediária?

    Posso financiar um imóvel diretamente com a Caixa Econômica Federal, sem imobiliária como intermediária?

    Geraldo
    Sim, diz o advogado especializado em direito imobiliário Tiago Antolini. Segundo ele, a documentação dos compradores, vendedores e do imóvel podem ser providenciadas por qualquer pessoa. Antolini diz, ainda, que atualmente a Caixa trabalha com correspondentes bancários que auxiliam na formalização do negócio (nesse caso, o custo fica a cargo do próprio banco).
  • Vou comprar um imóvel na planta. Se eu financiar em 180 meses, posso amortizar a dívida antes e pagar antes do prazo, se quiser?

    Vou comprar um imóvel na planta. Se eu financiar em 180 meses, posso amortizar a dívida antes e pagar antes do prazo, se quiser?

    Cíntia
    O advogado Tiago Antolini explica que, antes de mais nada, é preciso analisar o contrato de financiamento. As regras para a amortização devem estar sempre no contrato. "Mas podemos dizer que 99,99% dos contratos comportam amortização da dívida, permitindo que o comprador liquide antes do prazo", afirma.
  • Tenho dois irmãos e gostaríamos de comprar um sítio. Podemos usar nosso FGTS para a compra de um único imóvel?

    Tenho dois irmãos e gostaríamos de comprar um sítio. Podemos usar nosso FGTS para a compra de um único imóvel?

    Daniel
    Comprar o imóvel com o irmão pode ser possível. Mas o advogado Tiago Antolini explica que o FGTS só pode ser usado na compra de um imóvel residencial urbano --não podendo, assim, ser usado para a compra de um sítio.
  • Posso sacar o dinheiro do FGTS para dar entrada em um imóvel na planta que ficará pronto em 30 meses?

    Posso sacar o dinheiro do FGTS para dar entrada em um imóvel na planta que ficará pronto em 30 meses?

    Rosaura
    Segundo o advogado especializado em direito imobiliário Tiago Antolini, sim. O detalhamento das condições de uso do FGTS podem ser encontrados no site do fundo.
  • Moro em um apartamento próprio próximo ao meu emprego. Meus filhos moram em uma cidade a 130 quilômetros de minha casa atual. Posso sacar meu FGTS para comprar um imóvel perto da casa dos meus filhos?

    Moro em um apartamento próprio próximo ao meu emprego. Meus filhos moram em uma cidade a 130 quilômetros de minha casa atual. Posso sacar meu FGTS para comprar um imóvel perto da casa dos meus filhos?

    Adriano
    Não. O advogado Tiago Antolini explica que, para usar o FGTS na compra de um imóvel, é preciso comprovar que ele está localizado perto do local de trabalho ou da residência do consumidor, o que não seria possível nesse caso.
  • Financiei uma casa pela Caixa Econômica Federal e já quitei essa dívida. Posso financiar outra casa pela Caixa?

    Financiei uma casa pela Caixa Econômica Federal e já quitei essa dívida. Posso financiar outra casa pela Caixa?

    Frederico
    Sim, segundo o advogado Tiago Antolini. Ele diz que não existe restrição para obtenção de financiamento, mas o consumidor não poderá fazer isso por meio do SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Assim, as taxas de juros serão mais altas.
  • É recomendável comprar uma casa em um leilão? Posso financiar essa compra ou o pagamento tem de ser feito à vista?

    É recomendável comprar uma casa em um leilão? Posso financiar essa compra ou o pagamento tem de ser feito à vista?

    Carol
    "Não há problemas em comprar a casa em leilão, mas o cuidado deve ser redobrado", diz o advogado Tiago Antolini. Ele sugere que esse tipo de compra seja feita com o apoio de um advogado. "Quanto a possibilidade de financiar, é possível, sim. Para ter certeza da possibilidade de financiar, basta verificar o edital do leilão."
Fonte: UOL.COM/Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário