sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Samu poderá ser acionado pelo Facebook

Uma ambulância com apenas um clique no Facebook. O Ministério da Saúde apresentou ontem(30) um aplicativo integrado à rede social que permite acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O mecanismo possibilita ainda acompanhar o trajeto da ambulância até o local do atendimento e prever o tempo de socorro.

A novidade será usada, em fase de testes, no Carnaval de Salvador e durante a Copa do Mundo. Ao acessar o aplicativo, o cidadão deverá informar se tem plano de saúde, se é hipertenso, diabético ou alérgico. As informações ficarão disponíveis para os integrantes da equipe que prestará o socorro.

Como o aplicativo é sincronizado ao perfil no Facebook, o usuário pode indicar os parentes ou amigos para serem acionados, automaticamente, em caso de uma emergência. O chamado será registrado também na página do doentes.
A expectativa é a redução do tempo de resposta para cada atendimento, pois o aplicativo fornece, de forma automatizada e instantânea, ao sistema do Samu, todas as informações básicas que são pedidas pelo técnico que atende ao chamado. Além disso, a identificação e a localização precisas são enviados pela internet.

DIAGNÓSTICO AMPLIADO

O Ministério da Saúde anunciou também que vai incorporar 15 novos exames para diagnosticar doenças raras e credenciar hospitais e instituições para fazer atendimento de pacientes portadores dessas enfermidades. Será criada uma rede para tratamento para cerca de oito mil doenças raras.


Atualmente, pessoas com doenças raras são atendidas principalmente em hospitais universitários. Com a mudança, o número de instituições de apoio aumentará.



Fonte: Portal IG.COM/Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário