terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Rodrigo Santoro. Mais uma vez o Rei Xerxes, da Pérsia em:"300 - A Ascensão do Império" com estreia prevista para 07 de março


Um novo trailer do filme "300 - A Ascensão do Império" foi divulgado nesta segunda-feira (27). Nas cenas, é possível ver o rei Leônidas morto e Xerxes (Rodrigo Santoro) declarando guerra aos gregos. O clima de ação fica por conta das cenas de guerra e da música "War Pigs", do Black Sabbath, que toca ao fundo.

Dirigido por Noam Murro, o longa tem estreia prevista para o dia 7 de março de 2014 no Brasil.

O longa é a sequência de "300", lançado em 2006. Neste segundo filme, o motivo da ira do rei Xerxes (Rodrigo Santoro) contra os gregos é explicado e a trama acontece paralelamente à Batalha das Termópilas, retratada no primeiro filme.


O que foi a Batalha da Termópilas?

Desenho retratando a Batalha de Salamina, uma das maiores batalhas navais da Antiguidade.

A Batalha das Termópilas foi travada no contexto da Segunda Guerra Médica entre uma aliança de pólis gregas liderados pelo Rei Leônidas de Esparta e o Império persa de Xerxes I. A batalha durou três dias e se desenrolou no desfiladeiro das Termópilas ('Portões Quentes') em agosto ou setembro de 480 a.C. Ao mesmo tempo ocorreu a Batalha de Artemísio.

A invasão persa foi uma resposta tardia à Primeira Guerra Médica, que havia terminado com a vitória de Atenas na Batalha de Maratona(comandada pelo general Milcíades). Xerxes reuniu um vasto exército e uma marinha para conquistar toda a Grécia e, em resposta à iminente invasão, o general ateniense Temístocles propôs que os aliados gregos bloqueassem o avanço do exército persa no desfiladeiro das Termópilas, enquanto bloqueavam o avanço da marinha persa no estreito de Artemísio.

Um exército aliado formado por aproximadamente 7000 homens marchou ao norte para bloquear a passagem no verão de 480 a.C. O exército persa, que, segundo estimativas modernas seria composto por 300 000 homens, chegou a passagem no final de agosto ou início de setembro. Em um número bem menor, os gregos detiveram o avanço persa durante sete dias no total (incluindo três de batalha). Durante dois dias repletos de batalha uma pequena força liderada pelo Rei Leônidas I de Esparta bloquearam a única maneira que o imenso exército persa poderia usar para entrar na Grécia. Após o segundo dia de batalha, um residente local chamado Efialtes traiu os gregos, mostrando aos invasores um pequeno caminho que podiam utilizar para acessar a parte traseira das linhas gregas. Sabendo que suas linhas seriam ultrapassadas, Leônidas descartou a maior parte do exército grego, permanecendo para proteger a sua retirada, juntamente com 300 espartanos, 700 téspios, 400 tebanos e talvez algumas centenas de soldados, porém a maioria dos quais morreram em batalha.

Mapa da Grécia, mostrando as diferentes invasões persas que ocorreram durante as Guerras Médicas.

Após o confronto, a marinha dos aliados em Artemísio recebeu a notícia da derrota nas Termópilas. Uma vez que sua estratégia requeria manter tanto Termópilas como Artemísio, o exército aliado decidiu retirar-se para Salamina. Os persas cruzaram Beócia e capturaram a cidade de Atenas, que previamente havia sido evacuada. No entanto, buscando uma vitória decisiva sobre a frota persa, o exercito aliado, sob o comando do General Temístocles, atacou e derrotou os invasores na Batalha de Salamina no final do ano. Temendo ser preso na Europa, Xerxes se retirou com a maior parte de seu exército para a Ásia, deixando o general Mardónio no comando do exército restante para completar a conquista da Grécia. Entretanto, no ano seguinte, os aliados conseguiram uma vitória decisiva na Batalha de Plateias, acabando com a invasão persa.


Escritores antigos e modernos têm utilizado a Batalha das Termópilas como um exemplo do poder que um exército patriótico pode exercer defendendo seu próprio solo com um pequeno grupo de combatentes. O comportamento dos defensores na batalha também é usado como um exemplo nas vantagens do treinamento, do equipamento e bom uso da terra como multiplicadores de força de um exército, tornando-se um símbolo de coragem contra as adversidades.


Assista ao trailer oficial do filme:



Referências.

Guia folha
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário