domingo, 30 de dezembro de 2012

Museu da Internet


Sabemos que desde a chegada da internet, ela não parou de evoluir, com isso, ferramentas que eram usadas há alguns anos atrás hoje não passam de simples recordações. Porém, para que não fiquem no esquecimento, três holandeses criaram o “The Big Internet Museum”.

Agora, os internautas tem a possibilidade de visitar um museu online, na qual exibe a ARPAnet, que deu origem à rede, o email, IRC e ICQ (os antecessores do MSN, Gtalk e Skype), o spam e até mesmo os emoticons. Para aqueles que acompanham a evolução da internet há alguns anos, essa é uma ótima oportunidade de viajar no tempo e relembrar os sucessos do passado.

'Nós não temos um prédio. A razão é simples: nossa coleção só existe online. Fora isso, somos um museu como qualquer outro -com curadores, uma coleção permanente diversificada, exposições temporárias, diferentes alas, doações, e mais. Talvez possamos até abrir uma loja de souvenirs no futuro', diz um anúncio dos criadores Dani Polak, Joep Drummen e Joeri Bakker no site.
Na página de abertura do site, a mensagem exibida é que a entrada é gratuita, como também, que está aberto constantemente ao público, 24 horas por dia, mas estará fechado durante o Carnaval no Brasil, 'por razões óbvias'.

O visitante do museu também terá a possibilidade de se transformar em um curador, ao qual poderá mover objetos que julgar mais importante para a coleção, como também enviar sua própria entrada para a exposição.

'O museu tem sete alas especializadas. Por exemplo, na ala de história os visitantes descobrem os primeiros testes com a ARPAnet [primeiro 'sistema operacional' da internet antes da criação da WWW]', explicam os criadores.





Fonte: oficinadanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário