segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

China: As obras mais longas do mundo


China põe em funcionamento gasoduto mais longo do mundo

O gasoduto mais longo do mundo, com 8.704 quilômetros de canalizações, foi posto em funcionamento entre Horgos, na fronteira chinesa com o Cazaquistão, e as cidades litorâneas de Xangai, Cantão e Hong Kong, anunciou hoje a Corporação Nacional Petrolífera da China (CNPC).
Este oleoduto, o segundo que a China constrói desde o oeste ao leste do país, é formado por uma linha central que se ramifica em oito condutos regionais, e permitirá a chegada de gás natural desde a Ásia Central até várias das metrópole mais dinâmicas do gigante asiático.
O gasoduto, no qual foram investidos 142,2 bilhões de iuanes (aproximadamente R$ 47 bilhões), dará provisão a uma zona habitada por cerca de 500 milhões de pessoas, segundo a CNPC.
A CNPC é a matriz da companhia petrolífera estatal Petrochina, a maior produtora de petróleo do país asiático e sua segunda maior refinaria.
A companhia petrolífera está aumentando sua produção de petróleo e gás no exterior, com projetos na Austrália e Canadá, enquanto expande sua rede também de oleodutos através da China para canalizar também petróleo desde Ásia Central.


China inaugura maior linha de trem-bala do mundo

A China inaugurou ontem a linha de trem de alta velocidade mais longa do mundo, com quase 2.300 km.
A linha, que custou o equivalente a R$ 1,3 trilhão, liga Pequim à cidade de Cantão e consolida o país asiático como líder mundial neste tipo de rede ferroviária.
O primeiro trem-bala partiu ontem às 9h locais de Pequim, para uma viagem de oito horas até seu destino, no sul do país.
Isso representa uma redução de 13 horas no tempo de viagem em comparação com os trens convencionais.
O trem-bala, com velocidade máxima de 300 km/h, para nas principais cidades do interior da China e passa por seis províncias chinesas, nas quais vivem quase a metade da população nacional (600 milhões de pessoas).
Com a abertura desta linha, a China se consolida como o líder mundial em redes ferroviárias de alta velocidade, com mais de 9.300 km operando em todo o país.
Nos últimos meses, o país enfrentou problemas graves no setor: o colapso de uma linha em março, após temporais, e a colisão de um terem bala em 2011, que matou 40 pessoas.




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