quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Feira do Empreendedor traz as mais novas tendências do mercado


“É hora de tirar as ideias do papel”. Com esse tema foi dado o ponta pé na Feira do Empreendedor, organizada pelo Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), que começou no início tarde desta quarta-feira (1º) e termina na noite de sábado (4). A expectativa da organização é que 10 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções, onde acontece a feira.

Quando abriu o evento, muitas pessoas já estavam fazendo longas filas para ver as novidades e ouvir as pessoas mais importantes do mundo business. 

Serão mais de 200 palestras nos quatro dias de feira, que vão falar sobre franquias, sustentabilidade, tendências no mercado, Copa do Mundo de 2014 e entre outros assuntos. Somente no primeiro dia serão celebradas 52 palestras e algumas simultaneamente.

A feira é destinada para empresários, estudantes ou pessoas que querem montar uma empresa no futuro, caso de o estudante Tiago Fernandes, de 20 anos. Aluno de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele diz que pretende montar uma empresa especializada em hardware, equipamentos para montagem de um computador. 

“Assim que terminar a faculdade, quero montar um negócio”, disse Fernandes que está no penúltimo período de Ciências e Tecnologia.

Já o jovem Anderson Carlos, de 24 anos, quer montar uma empresa especializada em fazer cachorros quentes diferentes, que tenha diversos sabores. “Os alimentos que são vendidos em Natal são bastante comuns, quero fazer uma coisa diferenciada”, justificou Anderson.

O evento é dividido em dois ambientes: capacitação, reservado para palestras e oficinas, e salões, onde têm os stands que vão sugerir franquias, aparelhos novos para a empresa. Além disso, vão mostrar as pesquisas do mercado natalense, orientar na hora de montar a sua empresa etc.

“Queremos proporcionar ao natalense um conjunto de serviços para manter e ampliar os seus negócios. Isso facilita o visitante descobrir qual é o seu plano de negócio”, disse Eduardo Viana, coordenador geral da Feira do Empreendendor.

Viana comentou que a maioria das pessoas quer montar uma empresa, porque querem ficar independentes. Para ele, ser um bom empresário é aquele que tem coragem de arriscar, sabe planejar e tem conhecimento de mercado.

“Um empreendedor é um realizador, que buscar as coisas”, afirma Eduardo. Ao ser questionado se as pessoas querem aderir mais a franquia ou montar o próprio negócio, ele disse:

“A pessoa que procura uma franquia não tem uma ideia própria de negócio e por isso, escolhe esse tipo de empresa. Porém, algumas pessoas querem montar um empreendimento que tenha o seu estilo”.

Apostas

De acordo com o palestrante Luiz Carlos Barboza, durante a abertura da Feira do Empreendedor, as maiores tendências do mercado atualmente são: energia, turismo, Tecnologia de Informação (TI), telecomunicações e a maior aposta é na área de desenvolvimento sustentável. 

O Jurandir Rodrigues criou, no ano de 2005, uma empresa de reciclagem e que também faz coleta seletiva para lojas de computadores, construtoras e Shopping Center de Natal. 
Rodrigues comentou que 3% do lixo da cidade é levado pela coleta seletiva. “Muitas empresas não sabem onde deve colocar os seus resíduos. A maioria do lixo vai para o aterro sanitário”, disse Rodrigues. 

Ao passear pela feira, o visitante se depara com várias tendências do mercado, como madeira plástica, composta ainda por pedaços de madeira reciclável; placas sinalizadoras em braile, tijolo sustentável (feito de terra, cimento e água), máquinas de fazer bordado ou bonés.

Uma dessas novidades que trazem na feira é o medidor de cabelos, criado pela potiguar Fabiana Gondim, após conhecer salões de beleza em vários cantos do mundo. Esse equipamento ajuda o cabeleireiro não acabar com a saúde capilar dos clientes e evitar que ele desperdice os produtos químicos, como alisantes e tinturas.

São vários tipos de medidores, que podem medir a quantidade de produtos e o cumprimento e volume do cabelo. Ele já está sendo usado em salões de Natal, Paraíba e São Paulo.

Outro tipo de proposta, apresentada na feira, é o hotel sustentável, no qual o primeiro será montado no município de Tibau do Sul. De acordo com Ariane Borges, a proposta é criar um hotel que seja construído a partir de materiais sustentáveis e que seja construído sem que acabe com o meio ambiente. Além disso, o prédio vai usar energia alternativa. 

A intenção é apresentar de mostrar aos hoteleiros a utilizarem o desenvolvimento sustentável aos seus futuros empreendimentos. 

Além das palestras e stands, o evento terá atrações musicais, espaço gourmet e lançamento de livros dos mais importantes nomes do mercado. A Feira do Empreendedor funciona das 14 às 22 horas. 



Fonte: Nominuto.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário