terça-feira, 3 de abril de 2012

Hemonorte lança Campanha de Doação de Sangue na Semana Santa


O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) e a Arquidiocese de Natal lançaram, nesta segunda-feira (2), a 3ª campanha para abastecer os estoques de sangue para o período da Semana Santa. A solenidade aconteceu, na Catedral Metropolitana, com a presença do Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, do Pároco Aerton Sales, da diretora do Hemonorte, Linete Rocha, além de técnicos da instituição. A Campanha se estende até o dia 04 de abril.

Na abertura foi realizada a acolhida com o Hino da campanha da Fraternidade, “Que a Saúde se difunda sobre a terra”. Para o Pároco, a igreja tem feito uma reflexão mais ampla para chamar atenção da Saúde Pública, salientando também a qualidade de vida, a alimentação e a solidariedade da população. “Doar sangue também é fazer com que a saúde se difunda sobre a terra. Podemos considerar um gesto concreto a favor da saúde”, disse Padre Aerton.

O Hemonorte espera com a campanha atingir 50% de doações voluntárias neste período, mantendo uma média de 800 bolsas em estoque/dia. Atualmente os estoques estão num nível normal, com cerca de 600 bolsas/dia.

Durante os feriados prolongados o Hemonorte sempre precisa aumentar as doações de sangue para atender com maior segurança às solicitações de hemocomponentes para cirurgias eletivas, emergências e atendimento aos pacientes onco-hematológicos.

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, enfatizou a importância dessas parcerias com a Igreja e outras instituições para fidelizar o doador espontâneo. “Esse insumo só falta quando não existe a solidariedade das pessoas”, afirmou o secretário.

Domício Arruda ainda falou sobre a importância dos diversos programas do Sistema Único de Saúde (SUS), como as campanhas de vacinação, DST/Aids, Dengue, entre outros. "A Saúde do país ainda não apresenta os índices que a população merece, mas não podemos esquecer dos avanços do SUS nos últimos anos".

Na ocasião, a diretoria do Hemonorte entregou ao Pároco o título “Irmãos de Sangue”, uma homenagem da instituição aos parceiros nas campanhas de doação de sangue.

Postos de atendimento do Hemonorte:


Sede: Avenida Alexandrino de Alencar, 1.800 - Tirol (De segunda à sábado – 7h às 18h)

Unidade Móvel: Em frente à Catedral Metropolitana - Av. Deodoro da Fonseca (De segunda à sexta – 8h às 12h30 / 13h30 às 17h30)

Complexo Cultural de Natal: – Av. João Medeiros Filho – Potengi (De segunda à sábado – 8 às 17h)


Fonte: Dn Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário