quarta-feira, 28 de março de 2012

Concurso da Petrobras: Saiba de que forma estudar para o concurso da Petrobras.


Se você é um candidato concorrendo a uma das 1.521 vagas do mais novo concurso da Petrobras, cujas inscrições abrem esta terça-feira, 27, sabe que está correndo contra o tempo. Afinal, as provas objetivas são no dia 6 de maio, bem como o exame discursivo para advogados júnior. Muito esperada, a seleção pública traz 31 cargos de níveis médio e técnico - a maioria concentrada nas áreas de manutenção e operação de plataformas e refinarias - e 29 cargos para nível superior, a maioria destinada a engenheiros, geólogos e geofísicos.

Segundo Lairton Correa, gerente de gestão de efetivos da estatal, os candidatos devem ler com atenção o edital publicado e se basear no conteúdo programático previsto, para elaborar um roteiro de estudo:

— É importante também que os interessados procurem, em nosso site, e façam as provas dos anos anteriores. Assim, estarão alinhando o conteúdo ao nível de exigência e ao tipo de questões dos exames.

Segundo professores, a Cesgranrio é considerada boa instituição examinadora de concurso, cujo perfil de prova é equilibrado e sem surpresas. As questões, de cinco alternativas, seguem a linha doutrinária de exigência de conhecimentos. Além disso, a banca examinadora costuma usar muitos diagramas e fotos para esclarecer suas questões, o que acaba resultando num extenso número de páginas, que assusta alguns candidatos.

Na primeira fase (objetiva), são questões de múltipla escolha. No concurso com enfoque mais jurídico (como é o caso do cargo de advogado júnior), a leitura de doutrina é bastante cobrada, assim como texto de lei (conhecido como lei seca). Na disciplina de português, cobrada em todos os níveis, sempre há questões que abordam regras gramaticais e linguagem não verbal - como as de charges retiradas de jornais.

Segundo especialistas, devido ao pouco tempo que resta até o dia das provas objetivas - pouco mais de um mês -, os candidatos devem manter seu foco nas disciplinas que terão maior peso nas provas, valendo-se, para isso, de estudos com base em resumos. Ainda assim, as demais disciplinas não devem deixar de ser estudadas. A clássica recomendação de estudar com base nas últimas provas (da Petrobras) aplicadas pela banca (Cesgranrio) também é válida aqui.

Segundo Rafael Sato, coordenador do R2 Cursos Preparatórios, de fato o edital foi lançado em cima da hora das provas. No entanto, pondera ele, aqueles que estudam com certa frequência já estão mais preparados e, mesmo com esse prazo, conseguem ter um bom desempenho.

— O ideal é se concentrar nas disciplinas com as quais o candidato tenha maior familiaridade, como português. Essa matéria sempre é exigida e deve ser o ponto fundamental do estudo: de regras gramaticais a regência, passando por concordância — aconselha.

Sato alerta ainda que inglês - exigido em todos os cargos de nível superior - pode ser uma disciplina difícil para quem tem pouco contato com o idioma: é um exame cheio de análises de texto e gramática. Já para candidatos a cargos do nível médio, matemática é a disciplina que costuma trazer mais dificuldade.

Já Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, ressalta que as disciplinas de língua portuguesa e de matemática serão utilizadas para critério de desempate, para os cargos de nível médio, o que, diz, leva a crer que tais disciplinas devem ser estudadas com mais capricho pelos candidatos.

— Como haverá uma grande quantidade de inscritos, um grande número de candidatos deve passar pelo critério de desempate das disciplinas específicas — aposta. — Mas, em relação à complexidade das provas, eu tranquilizaria os candidatos, pois a Cesgranrio não costuma elaborar questões extensas demais ou com linguagem erudita, por exemplo.

Por fim, diz Pereira, é importante que o candidato esteja seguro de si, que estude com foco em um cargo específico e que trace um plano de estudos diários:

— Cada um tem o seu tempo de absorção do conhecimento. O fundamental é ter consciência de que, ao estudar, uma hora aquele conhecimento vai se sedimentar.

Os interessados podem se inscrever para o concurso da Petrobras até o dia 11 de abril, pelo site da Cesgranrio. Quem não souber se sua formação está de acordo com o cargo para o qual deseja se candidatar pode conferir a tabela de convergência do Ministério da Educação (MEC), que está disponível no site da Petrobras.



Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário