sábado, 6 de agosto de 2011

Queda de helicóptero no Afeganistão mata 31 soldados dos EUA

Acidente é o pior sofrido pela coalizão militar internacional no Afeganistão desde o início da ofensiva no país, em 2001

iG São Paulo | 06/08/2011 07:42 - Atualizada às 13:24

Texto:

enviar por e-mail
Queda de helicóptero no Afeganistão mata 31 soldados dos EUA Acidente é o pior sofrido pela coalizão militar internacional no Afeganistão desde o início da ofensiva no país, em 2001
* campos são obrigatórios
corrigir
Queda de helicóptero no Afeganistão mata 31 soldados dos EUA Acidente é o pior sofrido pela coalizão militar internacional no Afeganistão desde o início da ofensiva no país, em 2001
* campos obrigatórios
Um helicóptero norte-americano caiu na noite de sexta-feira no Afeganistão, causando a morte de 31 membros das forças de segurança dos Estados Unidos e sete militares afegãos. De acordo com um porta-voz das autoridades da província, a aeronave foi derrubada por talebans. O acidente é a pior tragédia da coalizão no Afeganistão desde o início da ocupação do país, em 2001.

Foto: AFP Ampliar
Foto de arquivo mostra soldados americanos em operação com helicóptero Chinook
O helicóptero da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) transportava militares de volta a uma base depois de uma operação em que oito insurgentes do Taleban teriam sido mortos.
Não está claro como ocorreu a queda, mas talebans confirmaram que haviam derrubado o helicóptero. "O helicóptero norte-americano que caiu durante a noite foi derrubado pelos talebans. Ele foi alcançado por um foguete disparado quando decolava", disse Shahidulá Shahid, porta-voz das autoridades da província de Wardak, local do acidente.
Shahid contou ainda que a aeronave dava cobertura a uma operação noturna conjunta com as forças afegãs nesta província que faz fronteira com a de Cabul.
Em nota, o presidente americano, Barack Obama, reconheceu o “sacrifício extraordinário” dos militares e civis mortos no acidente e falou em união.

“Nos inspiraremos em suas vidas para continuar atuando pela segurança de nosso país e lutando pelos valores que encarnaram", afirmou em comunicado. "Nessas horas sombrias, todos os americanos estão unidos em apoio às mulheres e homens de uniforme que lutam para que possamos viver em liberdade e segurança".
 

Capacidade

O helicóptero militar era modelo Chinook, segundo uma fonte da Otan, e é capaz de transportar até 44 passageiros, além de três tripulantes.
Em comunicado, a presidência afegã expressou "seus sentimentos e profundas condolências ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e às famílias das vítimas".
Atualmente, 140 mil militares estrangeiros estão em missão lutando contra a insurgência taleban e treinando forças de segurança no Afeganistão. Desses, 100 mil são americanos.
*Com AFP e BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário