Queda de helicóptero no Afeganistão mata 31 soldados dos EUA
Acidente é o pior sofrido pela coalizão militar internacional no Afeganistão desde o início da ofensiva no país, em 2001
O helicóptero da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) transportava militares de volta a uma base depois de uma operação em que oito insurgentes do Taleban teriam sido mortos.
Não está claro como ocorreu a queda, mas talebans confirmaram que haviam derrubado o helicóptero. "O helicóptero norte-americano que caiu durante a noite foi derrubado pelos talebans. Ele foi alcançado por um foguete disparado quando decolava", disse Shahidulá Shahid, porta-voz das autoridades da província de Wardak, local do acidente.
Shahid contou ainda que a aeronave dava cobertura a uma operação noturna conjunta com as forças afegãs nesta província que faz fronteira com a de Cabul.
Em nota, o presidente americano, Barack Obama, reconheceu o “sacrifício extraordinário” dos militares e civis mortos no acidente e falou em união.
Leia também:
Capacidade
O helicóptero militar era modelo Chinook, segundo uma fonte da Otan, e é capaz de transportar até 44 passageiros, além de três tripulantes.
Em comunicado, a presidência afegã expressou "seus sentimentos e profundas condolências ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e às famílias das vítimas".
Atualmente, 140 mil militares estrangeiros estão em missão lutando contra a insurgência taleban e treinando forças de segurança no Afeganistão. Desses, 100 mil são americanos.
*Com AFP e BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário