sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Standard and Poor's rebaixa nota dos EUA

Nota passou de 'AAA' para 'AA+'.
Esta foi a primeira vez na história que os EUA tiveram sua nota rebaixada.

 


Do G1, em São Paulo


A agência de avaliação de risco financeiro Standard and Poor's (S&P) reduziu nesta sexta-feira (5) a nota da dívida pública dos Estados Unidos, algo inédito na história. A qualificação do crédito americano passou da nota máxima "AAA" para "AA+", diante da crescente dívida e do pesado déficit no orçamento.

A S&P também assinalou a "perspectiva negativa" da nova classificação, afirmou a S&P em comunicado, um sinal de que outro rebaixamento da nota é possível nos próximos 12 a 18 meses.

"O rebaixamento reflete nossa opinião de que o plano de consolidação fiscal com que o Congresso e o governo concordaram recentemente fica aquém do que, em nossa visão seria necessário para estabilizar a dinâmica de médio prazo da dívida. Mais amplamente, o rebaixamento reflete nossa visão de que a eficácia, a estabilidade e a previsibilidade das instituições políticas e formuladoras de políticas dos EUA enfraqueceram, num momento de desafios ficais e econômicos, a um grau que prevíamos quando atribuímos uma perspectiva negativa para o rating, em 18 de abril de 2011", disse a S&P.

"Desde então, mudamos nossa visão das dificuldades para a superação das divergências entre os partidos políticos quanto à política fiscal, o que nos torna pessimistas quanto à capacidade do Congresso e do governo de alavancarem seu acordo, esta semana, para um plano de consolidação fiscal que estabilize a dinâmica da dívida do governo em algum momento próximo", prossegue o relatório.

Os títulos do Tesouro dos EUA - conhecidos com Treasuries, uma vez vistos como o investimento mais seguro do mundo, estão classificados agora abaixo de títulos emitidos por países como Grã-Bretanha, Alemanha, França ou Canadá.

A S&P atribui aos Estados Unidos a classificação "AAA" desde 1941.

(Com informações da Agência Estado, France Presse e Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário