terça-feira, 8 de maio de 2012

Criador local será beneficiado com suspensão do Proadi



Para facilitar o comercio do rebanho local e minimizar os afeitos negativos da seca para o criador potiguar, o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, solicitou ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, a suspensão, por decreto, do PROADI - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial para empresas importadoras de carne bovina pelo prazo de 03 (três) meses, tempo estimado para a situação de descarte compulsório dos animais bovinos, tenha se encerrado.

A proposta de decreto encontra-se em tramitação nas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tributação do Estado para o encaminhamento a governadora Rosalba Ciarlini, e deverá ser publicada próxima semana.O Estado tem atravessado um período de severa estiagem, com reflexos negativos para a economia, que certamente experimentará uma redução na sua produção agrícola, seguida de um descarte compulsório dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.Diante desse quadro de dificuldade, é esperado que os criadores, das diferentes raças bovinas, visando minimizar os prejuízos decorrentes da natural perda de peso de seus animais que certamente virá com a redução da oferta de alimentos, venham a procurar o mercado de consumo local para comercialização dos bovinos descartados. 

Com a oferta incrementada em razão dos efeitos decorrentes da escassez hídrica, a lei do mercado passa a funcionar com o aviltamento nos preços praticados pelas empresas que abastecem o mercado local com carnes bovina, comumente resfriadas e originárias de outros centros produtores.As empresas importadoras de carne bovina, em sua maioria, são beneficiárias do PROADI - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial, que é um programa de incentivo econômico do Governo às indústrias, através do financiamento do ICMS. O que no momento, gera para o criador local, uma dificuldade de comercialização do seu animal.

Seca

As chuvas ocorridas em janeiro e fevereiro de 2012 foram consideradas de baixo volume, com precipitação pluviométrica irregular. Apenas na Região do Alto Oeste, foi observada a ocorrência de chuvas quase satisfatórias no mês de janeiro, o mesmo não aconteceu no restante do Estado. 

Para o mês de fevereiro, as precipitações pluviométricas ocorreram dentro da normalidade, configurando-se, dessa forma, um quadro de "seca".Cerca de 83% dos municípios apresentaram situação de chuvas abaixo do normal no mês de março de 2012, todos pertencentes a Região Semiárida do Estado, com uma população rural que gira em torno de 500 mil pessoas, cuja situação vivencial tende a se agravar à medida que se aumenta a escassez hídrica no campo. Soma-se a esse contingente que povoa o meio rural, uma população urbana que tem na atividade rural, o seu principal sustento, principalmente nas pequenas cidades. 



Fonte: Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário