domingo, 9 de março de 2014

Ortografia simplificada: Medidas para simplificar ortografia da língua portuguesa serão debatidas por grupo

Definir, em conjunto, medidas que tornem o idioma claro e acessível será a missão do  Grupo de Trabalho Técnico da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (GTT/CE). O GT foi criado no ano passado com objetivo de simplificar e aperfeiçoar a ortografia, a partir das novas normas da língua portuguesa estabelecidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990 e promulgado em 2008.

O prazo para a implantação definitiva do acordo foi prorrogado para 2016, e as modificações devem valer para Brasil, Portugal e mais seis países lusófonos. A extensão do período para adaptação foi motivada por reivindicações de especialistas da área. O GTT deve reunir o Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (CELLP), a Academia de Letras de Brasília (ALB) e o site simplificando a ortografia para encontrar meios de reduzir a quantidade de regras e exceções.

Contribuições e propostas serão discutidas até o fim do semestre por professores e estudantes dos países de língua portuguesa pelo site, As melhores propostas serão escolhidas em setembro, no Seminário Internacional Linguístico-Ortográfico da Língua Portuguesa. Depois disso, os governos dos países de expressão portuguesa terão cerca de um ano para decidir o que deve ser simplificado.

Prazo


Apenas Brasil e Portugal estipularam prazos para a instalação das novas regras ortográficas. Os demais países - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - não têm prazo previsto e resistem a tornar as mudanças obrigatórias. Mesmo em Portugal, vários intelectuais assinaram uma petição para desvincular o país do Acordo Ortográfico.

Acesse o site Simplificando a Ortografia 


Da Agência CNM, com informações da Agência Senado
Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário